Desempregados podem ter transporte público gratuito O projeto de lei, assinado por Paulo Câmara, foi enviado em caráter de urgência para a Alepe e contempla quem perdeu o emprego durante a pandemia

Publicação: 06/03/2021 03:00

O Governo de Pernambuco vai oferecer acesso gratuito a usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife que perderam o emprego durante a pandemia do novo coronavírus. O projeto de lei, assinado pelo governador Paulo Câmara, foi enviado em caráter de urgência à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), na última quinta-feira para ser votado pelos deputados estaduais. Denominada Programa de Transporte Social do Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), a proposta é direcionada aos passageiros que residem no Grande Recife, demitidos a partir de março de 2020, e que ganhavam até dois salários mínimos.

Em caso de aprovação dos parlamentares, a iniciativa deve beneficiar aproximadamente 20 mil pessoas por mês, durante o período de um ano, podendo o benefício ser prorrogado pelo mesmo período, segundo o governo estadual. O usuário receberá crédito mensal de até 20 bilhetes do Anel A. Esses créditos eletrônicos de viagens devem ser utilizados fora do horário de pico, segundo o Estado, para não pressionar o sistema de transportes. O custo do programa é de R$ 1,5 milhão por mês.

“Nosso objetivo é concentrar os esforços para permitir aos desempregados um maior acesso ao transporte, especialmente aos que perderam o emprego durante a crise sanitária. Não mediremos esforços para minimizar os efeitos da pandemia junto à população”, afirmou o governador Paulo Câmara.

De acordo com o texto enviado à Alepe, a inscrição do candidato no programa será realizada pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação, que deverá encaminhar os cadastros ao Grande Recife Consórcio de Transportes, observando os critérios de elegibilidade previstos no projeto.