Praia fica vazia, mas com flagras de desrespeito No primeiro domingo com medidas mais restritivas, Boa Viagem tinha ontem pouca gente na areia, mas pessoas passeando sem máscara

Publicação: 08/03/2021 03:00

Na manhã de ontem, poucas pessoas caminhavam na faixa de areia da praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, devido às novas medidas restritivas que foram adotadas para conter o avanço da Covid-19 no estado. O fluxo de pedestres era intenso no calçadão, enquanto muitos ciclistas aproveitaram a manhã ensolarada para se exercitarem ao longo da ciclofaixa. No entorno do Parque da Jaqueira, Zona Norte, não havia grande movimentação de pessoas.

Com as praias fechadas para o lazer, mas abertas apenas para atividades esportivas individuais, algumas pessoas ainda insistiam em não usar a máscara de proteção ou usavam o equipamento de forma incorreta. O novo decreto estadual que vigora até o dia 17 de março só permite, sem restrição, apenas o funcionamento dos serviços essenciais.

Ao longo de todo o percurso da Avenida Boa Viagem, a reportagem do Diario flagrou por diversas vezes pessoas desrespeitando a determinação do decreto estadual. Ainda foram flagradas algumas pessoas tomando banho de mar e sentadas na faixa de areia, que foram convidadas por fiscais a se retirarem do local. As equipes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Polícia Militar, Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) e Vigilância Sanitária estavam fazendo fiscalizações educativas no local, e orientando os cidadãos a não descumprirem o decreto.

Na altura do posto 7 estava o turista do estado do Ceará, Estelino Bezerra, de 41 anos, que foi pego de surpresa com as novas medidas restritivas ao chegar no Recife no sábado pssado, mas concordou com as novas mudanças. “Está bem complicado de fazer turismo nesse período. Com essas medidas restritivas os bares ficam fechados, não consegui ir a nenhum lugar e só me restou fazer uma visita à praia”, falou Estelino.

Na praia Buraco da Velha, localizada em Brasília Teimosa, o cenário diferia do habitual. Nenhuma mesa, cadeira ou aglomeração na faixa de areia. No local, apenas três banhistas insistiam em descumprir o decreto.

De portões fechados aos finais de semana, como manda o decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, o Parque da Jaqueira, na Zona Norte, não recebeu gente nesse final de semana. Algumas pessoas que costumavam usar o espaço verde para praticar exercícios tiveram que se adaptar à mudança.