Recife vacina idosos de 73 e 74 anos Nova faixa passará a ser imunizada contra a Covid-19 a partir deste sábado, em 16 pontos da capital. Olinda ampliou campanha para pessoas a partir de 78 anos

Publicação: 06/03/2021 03:00

A Prefeitura do Recife ampliou a vacinação contra a Covid-19 para mais uma faixa etária de idosos. Os moradores de 73 e 74 anos começaram a fazer o agendamento nesta sexta-feira e serão imunizados a partir deste sábado em 16 pontos de aplicação, entre postos fixos e drive-thrus.

“Você que conhece alguém que tenha 73 ou 74 anos, ajude esta pessoa a fazer o agendamento para poder ir a um centro de vacinação ou drive-thru”, pediu o prefeito João Campos. “O Brasil passa hoje pelo momento mais difícil desde o início da pandemia. Pernambuco tem 95% dos leitos de UTI ocupados. E isso não é um número. É uma realidade dura que precisa ser compreendida e o trabalho não pode parar. Nós estamos abrindo novos leitos, mas a forma efetiva de vencer a pandemia é com a vacina”, acrescentou.

Para agendar a vacina, o idoso ou responsável deve entrar no aplicativo Conecta Recife e preencher o cadastro. Depois disso, o usuário escolhe o ponto de imunização e o horário. O agedamento também pode ser feito através do site da prefeitura.

Além dos idosos a partir de 73 anos, continua sendo realizada a vacinação de trabalhadores da saúde ativos, de qualquer área, a partir de 55 anos; trabalhadores da Atenção Básica do município e os que atuam nas redes pública e privada, em policlínicas, maternidades, UTIs, centros de quimioterapia e de Terapia Renal Substitutiva; trabalhadores da saúde dos setores hospitalares de endoscopia, broncoscopia e imagem, cardiologia, vascular e neurologia. Os que atuam nas Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e no setor de Saúde do Trabalhador também foram incluídos na lista de grupos prioritários.

Os drive-thrus ficam no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Tamarineira), Parque de Exposição de Animais (Cordeiro), Justiça Federal (Avenida Recife, Jiquiá), Universidade Federal Rural de Pernambuco (Dois Irmãos), Juizados Especiais do Recife (Imbiribeira), Parque da Macaxeira, Geraldão (Imbiribeira) Universidade Federal de Pernambuco (Cidade Universitária) e Tribunal Regional Federal da 5ª Região (Bairro do Recife).

O público também pode se vacinar am salas na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Parque de Exposição de Animais, Upinha Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo), Unidade de Cuidados Integrais Guilherme Abath (Hipódromo), Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro), UPA-E Fernando Figueira (Ibura) e Geraldão. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo.OLINDA

A Secretaria de Saúde de Olinda fará plantão neste fim de semana para imunizar idosos a partir dos 78 anos. A população pode se imunizar nos drive-thrus do Shopping Patteo, em Casa Caiada, das 9h às 17h, e na Vila Olímpica, no bairro de Rio Doce, das 9h às 16h. Os idosos podem ainda se deslocar até o Espaço Caenga, em Águas Compridas, das 9h às 16h, e serão atendidos por ordem de chegada. Não é preciso fazer o agendamento, mas é necessário levar um documento com foto, CPF e comprovante de residência.