IPOJUCA » Viagens de ônibus sem gente em pé

Publicação: 06/03/2021 03:00

Em meio ao aumento no número de casos e às novas restrições do Governo do Estado para mitigar o avanço do novo coronavírus em Pernambuco, a Prefeitura de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, determinou a proibição de passageiros em pé nos transportes coletivos que circulam no município. A decisão foi unânime do Comitê Municipal de enfrentamento à Covid-19, e entrou em vigor na última sexta-feira, sendo válida, num primeiro momento, até o dia 17 de março.

De acordo com o município, os condutores devem observar a quantidade de assentos disponíveis em cada veículo e, só depois disso, permitir o acesso de passageiros considerando o número de lugares disponíveis. A prefeitura reforçou a obrigatoriedade do uso de máscara por parte de condutores, cobradores dos veículos e usuários.

Segundo o município, cada cooperativa ou gestora de linha deverá adotar providências para reforçar a frota nos horários de pico. “Se por causa do vírus temos que evitar aglomerações em todos os espaços, dentro dos coletivos não poderia ser diferente”, afirmou o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes do Ipojuca (AMTTRANS), George do Rêgo Barros.

“A AMTTRANS e a Secretaria Municipal de Defesa Social irão fiscalizar para que haja o cumprimento das determinações. Pelo decreto, o permissionário que descumprir a medida, será suspenso por um dia de serviço, devendo o veículo ser retido sob os cuidados da cooperativa que gerencia a linha. E em caso de reincidência, a punição será em dobro”, completa a prefeitura, em nota.