8,4 mil recifenses já faltaram à vacinação Prefeitura realiza pesquisa para saber o motivo das ausências, que incluem sintomas da Covid-19 e compromissos no mesmo horário

Publicação: 07/04/2021 06:15

Cerca de 8,4 mil recifenses que já têm direito a ser vacinados contra a Covid-19 não compareceram aos locais de aplicação no dia e hora agendados até agora, segundo dados da prefeitura, que está fazendo uma pesquisa por telefone para apurar o motivo das ausências. As doses não utilizadas estão retornando para o banco de vacinas e sendo aplicadas em outros indivíduos que fazem parte do grupo prioritário. A negligência com a imunização pode colocar a saúde de quem deixa de tomar a dose e das pessoas de sua convivência.

Os 8.408 faltosos correspondem a 2,46% das 341.746 pessoas que se cadastraram para receber a primeira ou a segundo dose desde 19 de janeiro, quando a campanha foi iniciada, até o último domingo. Atualmente, o público em geral acima dos 64 anos pode se imunizar, além de profissionais de saúde de todas as idades que atuam na linha de frente no combate à Covid-19, profissionais de saúde de todas as áreas, a partir de 50 anos e que estejam em atividade, e cirurgiões-dentistas.

Entre as justificativas alegadas até agora pelos faltosos estão sintomas de Covid-19 e outros compromissos no mesmo horário da vacinação. “Estamos fazendo uma pesquisa para saber o motivo do não comparecimento. Mas esse índice é considerado baixo. Cerca de 97% das pessoas que agendaram foram imunizadas”, disse o secretário municipal de Transformação Digital, Rafael Figueiredo.

Ainda assim, ele destacou ser imprescindível que quem não puder comparecer à vacinação na data, horário e local agendado, faça o reagendamento. De acordo com ele, a falta de sinalização sobre a desistência prejudica outros moradores que gostariam de receber o imunizante naquele determinado horário, mas são impedidos devido à ocupação da vaga. Além disso, Figueiredo também ressaltou a importância do reagendamento para que o usuário receba a dose e, depois de imunizado, possa contribuir para a queda na transmissão do vírus.

O reagendamento pode ser feito através do aplicativo Conecta Recife. É necessário somente que o usuário acesse o aplicativo com login e senha, depois aperte o botão vermelho onde tem escrito “cancelar”.

Números

  • 8.408 pessoas deixaram de comparecer à vacinação

  • 341.746 pessoas já se cadastraram para receber a dose na capital

  • 2,46% do total não compareceram

  • 3 semanas é o intervalo recomandado entre as doses da CoronaVac

  • 3 meses é o intervalo recomendado entre as doses da AstraZeneca