Quadrilha de prédios de luxo é presa Grupo é especializado em condomínios de luxo e já investiu, no bairro da Jaqueira, quando roubou uma grande quantia em dinheiro e joias este ano

Publicação: 20/04/2021 05:45

Policiais civis da Delegacia de Casa Amarela prenderam em flagrante quatro homens por furto e associação criminosa, na manhã de ontem. De acordo com a polícia, o monitoramento dos envolvidos foi iniciado em novembro de 2020 após a investigação de uma quadrilha especializada em arrombamentos a condomínios de luxo na Zona Norte do Recife.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, na véspera das eleições municipais integrantes do grupo invadiram e furtaram um condomínio na Praça Fleming, na Zona Norte do Recife, onde levaram dinheiro, armas e joias. O órgão também informou que em fevereiro, essa mesma quadrilha estava envolvida em outro arrombamento no bairro da Jaqueira, quando roubaram uma grande quantia em dinheiro e joias, chegando a carregar um cofre pelas ruas coberto com um lençol. O valor roubado não foi divulgado.

Segundo a polícia, parte dos suspeitos foi presa numa investigação conjunta entre Polícia Civil do Ceará e Polícia Civil do Mato Grosso, onde quatro dos integrantes foram presos. O órgão também informou que há cerca de quinze dias, outras pessoas que faziam parte da associação criminosa, em ação semelhante, invadiram um apartamento de luxo no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da Capital pernambucana, levando mais dinheiro.

Em meio à investigação, através de monitoramento dos integrantes do grupo, foi identificada pela Polícia Civil a chegada de quatro homens, envolvidos na organização, ao Recife em um vôo vindo do estado de São Paulo. Os suspeitos desembarcaram num vôo da companhia aérea Azul. Os homens teriam se hospedado em um hotel, no bairro de Piedade, Jaboatão dos Guararapes.

O delegado titular da Delegacia de Casa Amarela, Carlos Couto, explicou o modo de operação. “Conseguimos informações de que eles iriam desembarcar no Recife durante a semana. Conseguimos monitorá-los desde a chegada no aeroporto. Eles provavelmente identificam as vítimas por meio de banco de dados comprados de forma fraudulenta e acessam os condomínios de forma clandestina, ou seja, eles luibriam os porteiros, que acreditam se tratar de moradores”.

De acordo com o agente, até o momento, não há registro nas investigações de que os golpistas contavam com apoio de funcionários desses condomínios. “Em todas as ações, os suspeitos se identificam, estão bem vestidos e os porteiros, talvez por temor de serem constrangidos por barrarem os convidados (dos moradores), terminam liberando o acesso aos imóveis”, constatou. Segundo Couto, os suspeitos recebem as coordenadas de São Paulo e agem em vários estados do Brasil. Somente no Nordeste, segundo ele, esse braço da organização teria atuação em sete estados.

“Foi feita uma perícia no local de arrombamento, inclusive com material genético, para comparar se esses suspeitos estão com envolvimento em outros casos que estão sendo investigados em outras delegacias”, concluiu Couto. Todos foram levados para a Delegacia de Casa Amarela e autuados por tentativa de furto duplamente qualificado e associação criminosa.