Vacinação para quem tem comorbidades Estado deve expandir campanha contra Covid-19 em maio, mas ritmo do envio de doses preocupa. Remessa chegará hoje com menos vacinas que o esperado

Publicação: 23/04/2021 05:50

Pernambucanos com menos de 60 anos, com comorbidades que podem gerar complicações da Covid-19, devem começar a ser vacinados em maio. Em entrevista coletiva ontem, o secretário de Saúde do estado, André Longo, informou que a imunização desse novo grupo também seguirá critérios de idade, devendo a primeira etapa beneficiar pessoas de 55 a 59 anos, a segunda a faixa dos 50 aos 54 anos e assim por diante.

O cronograma deverá ser divulgado na próxima semana, mas o secretário antecipou que pessoas com síndrome de Down, doentes renais em tratamento de diálise, diabéticos, hipertensos, portadores de doenças respiratórias e pacientes em tratamento de câncer serão beneficiados. Segundo o gestor, os professores de todas as idades e sem comorbidades deverão ser imunizados na etapa seguinte a dos portadores de doenças.

Longo admitiu que o governo está preocupado com o ritmo de chegada das próximas remessas de vacinas a Pernambuco. Uma nova carga está prevista para desembarcar hoje, com 28,4 mil doses da CoronaVac, apenas 23,6% do volume que estava previsto anteriormente, que era de 120 mil vacinas. Na mesma remessa deverão chegar 113.750 mil doses da AstraZeneca, totalizando 142.150 novas vacinas.

O secretário informou que a escassez de vacinas da CoronaVac preocupa porque esses imunizantes estão destinados à aplicação da segunda dose nos idosos, essencial para consolidar a proteção. Ele também disse que o estado pedirá esclarecimentos sobre o assunto ao Ministério da Saúde.

“Até a semana passada era prevista a entrega de 4,5 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações e tínhamos a expectativa de receber 120 mil de CoronaVac. O Ministério da Saúde e o Instituto Butantan (que produz a vacina) devem se pronunciar. O Instituto alegou falta de ingrediente farmacêutico ativo (IFA), que atrasou a produção. Já há relatos de outros estados, como a Paraíba, onde está faltando segunda dose”, afirmou.

O secretário acrescentou que a declaração do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de que a vacinação dos grupos prioritários só terminará em setembro, também causou preocupação. pois havia expectativa de atender esse contingente mais rápido. Segundo Longo, a demora dificulta o planejamento da campanha. “Não podemos mais cravar, por exemplo, que a vacinação de pessoas com comorbidades começará logo na primeira semana de maio.”

Longo ressaltou que aguarda, até o fim do mês, a liberação da Anvisa à importação da vacina russa Sputnik V, da qual o Consórcio Nordeste comprou 35 milhões de doses, incluindo quatro milhões para Pernambuco. “É preciso mais previsibilidade sobre a vacinação, senão compromete o serviço na ponta. Ontem (quarta-feira) foi necessário que o Supremo Tribunal Federal ordenasse que o Ministério publique o cronograma de entrega de vacinas em até cinco dias” lembrou.

PAUDALHO
A Prefeitura de Paudalho, na Região Metropolitana do Recife, abrirá já hoje o pré-cadastro de pessoas com comorbidades, na faixa etária dos 55 aos 59 anos, para a vacinação, através de seu site. A dose só será realizada aplicada com a apresentação obrigatória do laudo, atestado, declaração médica ou receituário atualizado que comprove a doença pré-existente.

Números

Vacinação


  • 1,7 milhão de doses já foram aplicadas no estado
    - 1,2 milhão de primeiras doses
    - 489,7 mil segundas doses

  • 142.150 doses chegarão hoje

Casos e mortes

  • 1.202 casos da Covid-19 foram detectados ontem

  • 389.709 casos ao todo

  • 45 novos óbitos confrmados

  • 13.425 mortes ao todo