Sobe o nível das barragens do Grande Recife O destaque ficou para a recuperação da Barragem de Botafogo, que atende os municípios de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, que atingiu 25,05%

Publicação: 15/05/2021 05:55

O volume de chuva registrado nas últimas 72 horas na Região Metropolitana do Recife, acima da média esperada para o mês de maio, aumentou os níveis de todos os reservatórios da RMR, que enfrentavam um cenário adverso, no fim de 2020. O destaque é a recuperação do nível da Barragem de Botafogo, em Igarassu, e que atende os municípios de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, que atingiu 25,05 % (no último dia 12, o manancial estava com 16,89%).“O volume de Botafogo é bem inferior a outros reservatórios, mas muito significativo em comparação a situação verificada há alguns meses, quando estava praticamente em colapso”, destaca o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Flávio Figueiredo.

Segundo o diretor, as cidades da Zona Norte da RMR ainda não tiveram redução de rodizio, mas a Companhia continua monitorando sistematicamente o nível deste reservatório, em parceria com a APAC.  

A barragem de Várzea do Una, situada em São Lourenço da Mata, teve um resultado bastante positivo com o volume de 185 mm de chuvao. Esse manancial, responsável pelo abastecimento de São Lourenço, estava com 17,42 % e hoje registra 33.49% do seu volume total.

A Barragem de Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, que opera de forma integrada ao Sistema Tapacurá, também obteve uma boa recuperação. Choveu 265 mm no município, o que permitiu um incremento de 36,21% no volume de água da barragem, que passou de 17,42% em 12 de maio para 33,49%. “A nossa expectativa é que Duas Unas verta a qualquer momento, ou seja, atinja o seu volume máximo de armazenamento”, destaca Flávio Figueiredo.

O reservatório de Tapacurá foi o que apresentou menor sinal de recuperação. Em 12 de maio, a barragem estava com 30.32% e hoje se encontra com 33.42%. No Cabo de Santo Agostinho, onde está localizada a barragem de Pirapama, o manancial conseguiu armazenar 17,25% de água, passando para 85.76% hoje, quando no dia 12 de maio estava com 68.51%.

Barragens de menor porte, mas igualmente importantes para o abastecimento da Região Metropolitana do Recife também tiveram boa recuperação. A barragem de Bita está vertendo, pois opera com 100% da sua capacidade); Sicupema registra 74.98% e Utinga com 61.27%, todas elas estão localizadas no Cabo de Santo Agostinho.