Cronograma não muda por atraso, diz SES-PE Ministro da Saúde informou que a vacina Janssen terá atraso. Como o imunizante não estava sendo agendado, estado não fará alterações

Publicação: 15/06/2021 05:10

Com o atraso na entrega das vacinas da Jansen para o Brasil, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Saúde (SES-PE), informou que o coronograma de imunização do estado não sofrerá alteração, já que o agendamento com o novo imunizante ainda não estava disponível. Enquanto ele não chega, o programa segue utilizando as vacinas disponíveis - AstraZeneca e Pfizer. Os estoques de CoronaVac estão disponíveis para quem ainda não tomou a segunda dose desse imunizante.

Mais cedo, a Secretaria de Saúde havia informado que Pernambuco receberia 118.600 doses. Apesar da orientação de que elas fossem utilizadas apenas nas capitais, o estado já havia pactuado, desde a semana passada, que além do Recife outras cinco cidades do interior seriam contempladas, já que a demanda por leitos de UTI no Agreste e Sertão está mais acelerada.

As vacinas serão distribuídas da seguinte forma: 59.295 doses para o Recife; 30.935 doses para Caruaru; 11.765 doses para Garanhuns; 6.770 doses para Arcoverde; 3.425 doses para Afogados da Ingazeira e 6.410 doses para Serra Talhada. A expectativa era que elas chegassem hoje, mas o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou durante a tarde que as doses iriam atrasar, mas não explicou o motivo.

“As cidades escolhidas neste primeiro momento, seguindo o que foi acordado com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), passam por um momento de dificuldade em relação à pandemia e são grandes centros regionais. Esta decisão é centrada no perfil e no cenário epidemiológico e também na capacidade operacional destas cidades, já que será um desafio fazer este processo de vacinação em um prazo curto, já que estas vacinas irão chegar próximas ao vencimento do prazo de validade”, complementou o secretário estadual de Saúde.

Nesses municípios do interior, o público contemplado vai dos 18 aos 59 anos, faixa etária que concentra, no momento, a maioria das internações e óbitos. Como a Janssen é um imunizante de dose única, a expectativa é reduzir a curva de contágio de forma mais rápida.

“A vacina da Janssen tem o benefício de com uma única dose, já finalizar o esquema. Importante ressaltar que, para que essas seis cidades tenham o recebimento das doses da Janssen, todos os demais municípios serão recompensados recebendo mais doses da Astrazeneca e da Pfizer para darem continuidade aos seus programas de imunização. Com isso, estaremos acelerando a proteção dos pernambucanos em todo o Estado, reafirmando nosso compromisso de vacinar a nossa população o mais rápido possível”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.