A esperança que vem dos hospitais Estado ultrapassa 18 mil mortes por Covid-19, mas redução na ocupação em unidades, gerada pela vacinação, sinaliza dias melhores

Publicação: 09/07/2021 06:15

No dia em que Pernambuco ultrapassou a triste marca de 18 mil mortes causadas pela pandemia, dados que representam a esperança por dias melhores foram divulgados por hospitais que cuidam de pacientes com Covid-19. Ante o avanço da vacinação, as unidades começam a perceber alívio na procura. Na Região Metropolitana do Recife, a principal emergência de Camaragibe, no Hospital Doutor Aristeu Chaves, não registrava ontem nenhum enfermo internado com o novo coronavírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é a primeira vez que isso acontece desde o início da pandemia. A unidade já chegou a ter 23 pessoas hospitalizadas ao mesmo tempo.

“É uma notícia que deve ser muito comemorada por todos nós. Fruto de um trabalho conjunto de cuidado com as pessoas e da vacinação, que, graças a Deus, tem avançado muito na nossa cidade. Isso não quer dizer que a guerra contra o coronavírus terminou. É preciso que o munícipe continue usando máscara e respeitando as determinações dos órgãos de saúde, protegendo a si mesmo e aos outros”, disse a prefeita Nadegi Queiroz.

De acordo com a secretaria, atualmente, estão sendo imunizadas pessoas a partir dos 40 anos, além de diversos grupos com comorbidades. O município tem três centros de tratamento para pessoas com a doença.

Em Caruaru, no Agreste, o Hospital Municipal Manoel Afonso registra a menor taxa de ocupação de leitos de UTI desde o ano passado. A unidade conta com dez vagas. Quatro estavam ocupadas ontem. Já na ala de enfermaria, dos 54 leitos, 11 estavam ocupados (20%).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Breno Feitoza, além das ações com objetivo de desacelerar a transmissão do vírus, a redução está relacionada ao avanço da vacinação. “Com muita alegria, recebemos a notícia de que o município já vacinou 50% da população de 18 anos ou mais com a primeira dose. Acreditamos que o bom andamento da campanha tem trazido reflexos positivos, como redução dos internamentos por casos graves da doença”, disse o gestor.

Até o momento, 161.494 doses foram aplicadas no município. Ao todo, foram enviadas a Caruaru 205.881 imunizantes.Segundo a secretaria, os números da enfermaria também estão registrando baixa. “Isso significa que, além das altas dos hospitalizados nos leitos de UTI, a unidade de saúde tem registrado, também, altas na ala de enfermaria”, explicou o órgão.

A secretaria ressaltou que o HMMA já atingiu, por várias vezes, a sua capacidade total, com fila de espera por UTIs para a Covid-19.

Nos leitos regulados pelo estado, a ocupação nas UTIs é de 64% atualmente.

Números

  • 64% - Ocupação atual dos leitos de UTI regulados pelo estado

  • 54% - Ocupação atual dos leitos de enfermaria

  • 60% - Taxa nas UTIs particulares

  • 44% - Ocupação atual nas enfermarias privadas

  • 1.525 casos da Covid-19 foram detectados ontem

  • 564.789 diagnósticos ao todo

  • 44 novos óbitos ocorridos entre os dias 04/03/2021 e 07/07/2021.

  • 21 masculinos

  • 23 femininos

  • 18.023 Mortes pela doença no total