Bairros nobres com risco muito alto

Publicação: 16/07/2021 06:15

O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 10 a 12 de maio de 2021, apresentou resultado geral no Recife de 2,7% (risco alto). Trinta e um bairros mostraram risco muito alto de infestação, com os maiores índices nos bairros da Jaqueira (9,0), Parnamirim (9,0) e Tamarineira (9,0), todos na Zona Norte. A Várzea, na região Oeste, apresentou marca de 8,7. Já Dois Irmãos, na Zona Norte, ficou em quinto, com 8,3.

Para potencializar o controle do mosquito, foi lançado em junho o Plano de Enfrentamento das Arboviroses 2021. No conjunto de ações para serem desenvolvidas ao longo do ano, estão previstos, além das atividades de rotina dos agentes de endemias, o lançamento de drones para monitoramento com sobrevoos nos locais de difícil acesso para os profissionais e a utilização de um aplicativo para denúncias de possíveis focos de arboviroses.

A Secretaria de Saúde do Recife também iniciou uma série de mutirões para prevenção das arboviroses, dentro da campanha Bora se Cuidar contra o Mosquito. Nos fins de semana, agentes de saúde ambiental e controle de endemias percorrem bairros da capital realizando inspeções em residências e pontos estratégicos para averiguar a existência de focos de Aedes aegypti. Durante as ações, que podem chegar a 2,5 mil locais visitados, os agentes também fazem inspeções de denúncias de possíveis focos de mosquitos que foram recebidas pelo Conecta Recife.