Indicadores caem ao nível de novembro/2020 Governo destaca redução dos casos graves de Covid e diz que aumento da média móvel de óbitos se deve à demora no repasse de dados por hospitais privados

Publicação: 29/07/2021 03:00

O cenário epidemiológico da Covid-19 continua em desaceleração em Pernambuco, de acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo. Ele ressaltou que todos os indicadores estão em queda. Na semana epidemiológica 29, que compreende o período de 18 a 24 de julho, foram notificados 606 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag).

“Isso significa o mesmo patamar do final de novembro do ano passado. O quantitativo representa queda de 14,6% em relação à semana 28 e 34% em relação à 27. Foram registrados 442 pedidos de vagas de UTI na Central de Regulação na semana 29, redução de 20% em relação à anterior”, afirmou. As UTIs reguladas pelo estado estão com ocupação de 48%, outro indicador de redução nos casos graves.

O secretário reforçou que, mesmo com dados positivos e avanços no Plano de Convivência, ainda é necessário manter as medidas de prevenção. “Apesar de estarmos dando passos à frente, os indicadores positivos ainda não nos permitem abdicar do cuidado. São frutos de um esforço muito grande de toda a sociedade, que não podemos colocar em risco. Por isso, o uso correto da máscara, o distanciamento físico e os protocolos setoriais são o caminho para continuarmos avançando rumo a uma normalidade possível”, disse.

O secretário também comentou dados do Consórcio dos Veículos de Imprensa, que indicam crescimento de 22% na média móvel de óbitos no estado. Longo argumentou que nos últimos dias houve sobrecarga do número de mortes devido ao atraso nas notificações por hospitais da rede privada.

“Todos os indicadores, tanto epidemiológicos quanto assistenciais aqui, tem mostrado evolução positiva ao longo dos últimos 40 dias. A forma como a média é feita pelo consórcio não considera a data do óbito. Longo disse que os serviços em atraso no repasse da data correta estão sendo notificados. “A informação deve chegar mais rápido. É de se esperar que na próxima semana isso seja revertido”.

FILIPINOS
A secretaria foi comunicada pela Anvisa sobre casos de Covid-19 em no navio cargueiro Bow Clipper que cumpre quarentena na costa de Pernambuco. A tripulação tem 33 filipinos, dos quais cinco homens, de 23 e 49 anos, testaram positivo em um laboratório privado. O Lacen-PE conseguiu resgatar três amostras e os retestes foram negativos. Como precaução, os cinco tripulantes cumprem quarentena no navio, à espera de liberação para seguir viagem.

Recebeu alta o tripulante filipino do cargueiro Shoveler, que estava em enfermaria privada do Recife. Com isso, não há mais nenhum profissional da embarcação hospitalizado. Ao todo, três precisaram de cuidados médicos. Um morreu e dois receberam alta. Os três sobreviventes foram as primeiros e únicos, até agora, a testar positivo para a variante Delta no estado. A amostra da vítima fatal não pôde ser testada por questões técnicas.
 
Saiba mais

 
  • 995 novos casos de Covid-19 registrados ontem

  • 587.849 diagnósticos ao todo

  • 37 novos óbitos (17 femininos e 20 masculinos)

  • 18.702 mortes pela doença até agora