Casos aumentam, mas solicitação por UTI mantém índice em queda De acordo com o secretário estadual de Saúde, foram feitas 270 solicitações por leitos de UTI nesta semana

Publicação: 24/09/2021 03:01

O número de casos de pessoas infectadas com a Covid-19 vem numa crescente ao longo de três semanas em Pernambuco, com aumento de 8% na semana 37, a última com os dados fechados, em relação à semana passada. Mas, de acordo com o governo do estado, essa não é uma realidade que se estende aos casos graves da doença, que estão em baixa. A queda no número de casos graves tem refletido diretamente no número de internações. De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, foram feitas 270 solicitações por leitos de UTI nesta semana, o que significa uma queda de 7% em relação aos números das semanas anteriores. Hoje, segundo o secretário, existem 400 pacientes internados em leitos de UTI no estado

“Esse aumento não tem tido rebatimento nos casos graves da Covid-19, que não tiveram aumento nas últimas semanas. E, como sempre deixamos claro, a análise do cenário epidemiológico nunca é feita com base em um único número, mas sim em uma série de dados. E os demais indicadores permanecem em queda”, afirmou, em entrevista coletiva, ontem à tarde.

Esses indicadores levaram o governo a novas felixibilizações, no entanto, ainda não há previsão para o abandono do uso da máscara, sendo necessário que até 90% da população local esteja vacinada com as duas doses para isso acontecer. Ainda de acordo com Longo, o esperado é que até o final de novembro, toda a população adulta esteja imunizada com as duas doses.

“A gente considera muito cedo estar falando em abdicação do uso da máscara. Precisamos atingir um percentual de vacinação da segunda dose bem mais expressivo. Os países que estão fazendo isso, de forma responsável, no caso de Portugal, tem 80% da população vacinada com as duas doses. Ainda temos um caminho a perseguir. Esperamos estar oportunizando duas doses para toda a população adulta, acima de 18 anos, até o final de novembro. Ainda deveremos estar com a vacinação dos adolescentes a completar no decorrer do mês de dezembro. Mas estamos avançando fortemente a campanha dos municípios que busca diminuir as pessoas que estão com a segunda dose, especialmente os que estão em atraso”, acrescentou.

Em seu discurso, o secretário endossou o número ainda baixo de vacinados com a segunda dose em Pernambuco. E ressaltou que o abandono da máscara poderá acontecer ao passo em que as pessoas completem seus ciclos vacinais, o que pode acontecer em breve com intervalo menor entre as doses de Pfizer. “Pernambuco tem, hoje, em torno de 39% da população vacinada. Com a diminuição entre o intervalo da Pfizer, havendo disponibilidade de mais doses da AstraZeneca, poderemos encurtar esse período em que teremos pelo menos 80% ou 90% da nossa população vacinada com as duas doses, para, aí sim, pensarmos em fazer uma discussão técnica sobre a redução do uso da máscara, especialmente nos ambientes abertos".

Carnaval
Sobre a possibilidade de Carnaval, o estado não tem um comitê de planejamento como já foi feito no Recife. O secretário de Turismo, Rodrigo Novaes, explicou que o papel estadual é de apoio e fomento, através de seus órgãos, para credenciamento de artistas. “Há um prazo para cuidar disso e ainda temos alguns meses. Vamos esperar a decisão do comitê gestor e da autoridade sanitária”, pontuou.

Números
  • 394 casos da Covid-19 foram detectados ontem
    - 15 são graves
    - 379 leves

  • 617.304 casos confirmados até agora

  • 12 novos óbitos ocorridos entre 23/12/2020 e 22/09/2021

  • O estado totaliza 19.659 mortes
A SES-PE salienta, mais uma vez, que a plataforma do Ministério da Saúde, que realiza o registro dos casos leves (E-SUS Notifica), continua apresentando inconsistências, o que vem dificultando o registro destes casos.