PMs vão usar câmeras acopladas às fardas O sistema, voltado a dar mais transparência ao trabalho de combate à criminalidade, já é adotado em diversas forças policiais do Brasil e do mundo

Publicação: 24/09/2021 03:01

Os policiais militares de Pernambuco vão usar câmeras de vídeo acopladas às suas fardas para filmar as operações. O sistema, voltado a dar mais transparência ao trabalho de combate à criminalidade, já é adotado em diversas forças policiais do Brasil e do mundo. De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), os equipamentos devem começar a ser implantados em dezembro. O assunto está sendo discutido pelo Centro de Apoio Operacional e Controle Externo da Atividade Policial da SDS, junto ao Ministério Público e à PM, através de uma parceria. A “bodycam” (câmara de corpo, em inglês) já está em fase final de aquisição para uso pelo 17º batalhão da PMPE.

“A chegada das câmeras permite o controle de qualidade do atendimento da ocorrência e dá segurança para o policial que está realizando um procedimento correto. Vai facilitar aqueles momentos em que o profissional está sendo testado pelo próprio flagrado ou preso, dizendo que está havendo algum uso excessivo da força. Com a câmera mostrando o procedimento, fica mais fácil a comprovação das evidências”, explicou o secretário-executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza.

O promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial, Rinaldo Jorge, salientou que a iniciativa tem como objetivo garantir a proteção dos policiais e dos cidadãos no exercício das abordagens e já está em atividade em outros estados.

“Santa Catarina e São Paulo já fazem uso das bodycams. Minas Gerais, Bahia, Amapá, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul estão com projetos em tramitação nas suas respectivas Assembleias Legislativas. Nosso intuito de criar uma comissão é para garantir o acompanhamento, a evolução do sistema de uso de bodycams, a fonte de custeio e o planejamento da implantação do projeto”, explica.

“A contribuição do Ministério Público, com todo o arcabouço jurídico que o promotor Rinaldo traz, nos ajuda bastante. Assim, podemos ter uma ideia mais aprofundada das experiências e legislações dos estados que já utilizam a bodycam no policiamento. Isso vai nos ajudar bastante na realização das nossas normas, que chamamos de POP, que quer dizer Procedimento Operacional Padrão”, afirma o comandante-geral do 17º Batalhão, coronel Roberto Santana.