Prefeitura do Recife celebra centenário de Paulo Freire Criador da Pedagogia do Oprimido fundou a Rede Municipal de Ensino do Recife sob a gestão de Miguel Arraes e terá semana dedicada à sua obra

Publicação: 18/09/2021 06:10

Um homem à frente do seu tempo, cuja obra extrapola limites geográficos e territórios afetivos na busca incessante por um mundo mais justo e equânime, em que todos têm acesso à educação e ao compartilhamento de saberes. Dentre outros tantos adjetivos superlativos, estes seriam alguns que definiriam o pernambucano Paulo Freire, patrono da educação recifense, pernambucana e brasileira, cujo centenário se comemora neste domingo (19). Para marcar a data, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, irá celebrar a Semana Paulo Freire entre os dias 20 e 24 com uma série de ações para reverenciar e refletir sobre o autor. A semana, que traz o tema “Cem anos de Paulo Freire: o pensar na educação para além do espaço escolar”, terá ações em forma híbrida, presencial e on-line, com transmissões gratuitas pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube.

No total, serão oferecidas sete palestras e debates gratuitos, que acontecerão, de forma física, na Escola de Formação de Professores Paulo Freire (EFER), que fica na Madalena. O local servirá de base para as discussões que serão transmitidas em tempo real e prometem reunir grandes nomes da pedagogia local em torno de temas que vão desde a Educação de Jovens e Adultos (EJA), passando pela educação infantil e pelo legado de sua obra (vide serviço). O conteúdo poderá ser acessado no seguinte endereço (www.youtube.com/secretariadeeducacaodorecife).

“Antes de qualquer coisa, festejar o centenário de Paulo Freire é festejar a educação. Nosso patrono deixou um legado imenso, não apenas em obras literárias, mas em reflexões acerca de metodologias e, principalmente, relações humanas na escola no que realmente é ensinar e aprender. Isso faz com que, durante as atividades ao longo desta semana, possa refletir sobre a importância da autonomia no ambiente escolar, da democratização no acesso à escola, das discussões das minorias. Sem dúvidas, um momento importante para o educador recifense, pernambucano e brasileiro pensar Paulo Freire. Lembrando que essas comemorações acontecem em vários lugares do mundo, pois Paulo Freire corroborou não somente com a educação brasileira, mas com a mundial também. Tudo isso com uma visão holística e com embasamento teórico bastante pertinente”, diz Juliana Guedes, secretária executiva de Gestão Pedagógica.