Ursa de Dois Irmãos vai para São Paulo Úrsula, de 20 anos, será transferida para o Rancho dos Gnomos, seguindo a nova filosofia do parque pernambucano, que é priorizar a fauna regional

Publicação: 24/09/2021 03:00

A ursa parda do Parque Dois Irmãos será transferida para o santuário Rancho dos Gnomos, entidade de São Paulo que protege a vida selvagem. De acordo com o parque pernambucano, a viagem de Úrsula, como é chamada, está marcada para hoje e representa mais uma etapa da implantação do novo Plano Diretor do zoológico, anunciado em abril. A instituição passará a apoiar a preservação da fauna nativa da Caatinga, Mata Atlântica e suas zonas de transição.

“Ao longo desses anos, lutamos e cuidamos de cada vida, de cada morador do zoo. Somos uma família e Úrsula é muito especial para todos nós. Por isso, envolvemos de cuidado a escolha da sua nova casa. Mesmo depois da transferência, vamos seguir acompanhando sua vida. Mas estamos certos da nova missão que temos junto à preservação da biodiversidade local”, disse a coordenadora da Divisão de Veterinária e Biologia do Parque, Fernanda Justino.

A operação de transferência terá início por volta das 10h, com a chegada de um caminhão que será acoplado a uma área de repouso do animal, por trás do recinto. Úrsula será estimulada a entrar no ambiente com a oferta de seus alimentos preferidos e por comandos dados por técnicos que reconhece. Esse processo não tem tempo determinado para ser concluído e pode chegar a durar horas. A expectativa é que ela entre na caixa ainda na sexta e siga viagem para a sede da instituição, em Cotia, São Paulo. Técnicos da equipe do Rancho dos Gnomos acompanharão Úrsula durante a viagem para garantir seu bem-estar”, comunicou o zoo através de nota.   

História
Nascido em 1º de julho de 2001, o animal chegou ao Recife em 2003, acompanhado de seu irmão mais velho Zé Colmeia, que faleceu em maio deste ano. Embora fossem parentes e vindos da mesma organização, eles só passaram a conviver no mesmo recinto aqui, após um processo de aproximação realizado pela equipe técnica do parque. O zoológico explicou que Úrsula sempre passou a maior parte do tempo brincando com Zé Colmeia ou interagindo com elementos e atividades proporcionadas por biólogos, veterinários e tratadores.