DP+EDUCAçãO » Informação + gramática é a fórmula da redação É importante que o estudante se atente às dicas de como não zerar a prova, como também ao tempo para escrever um texto de qualidade sem pressa

Alice Albuquerque
local@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 25/10/2021 03:00

Redação é uma das matérias ensinadas nas escolas no ensino fundamental a partir de outros gêneros textuais como carta, texto jornalístico e outros, sendo ampliado para o gênero dissertativo-argumentativo no ensino médio. Para obter um bom êxito textual, é necessário conhecimento geral, sobretudo gramatical, tendo em vista que o foco principal dos jovens passa a ser a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso se vê, cada vez mais, cursinhos, matérias isoladas, preparatórios e aulas particulares voltadas para a redação na Região Metropolitana do Recife.

Ela é, atualmente, o item de maior peso nas provas e concursos, de acordo com a professora de linguagens e redação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Djan Alves, que também trabalha com produção de texto para vestibular, concurso e gêneros textuais acadêmicos.

Sem um bom texto fica difícil de alcançar a tão sonhada vaga na universidade ou no concurso público. “Para isso, é necessário ser um grande consumidor de informação (filmes, matérias jornalísticas atualizadas, saber o que se passa no Brasil e no mundo) e, além de ler, praticar a escrita. Não há textos bem escritos e argumentos bem fundamentados sem a prática de escrita e reescrita”, ressaltou a professora.

Atualmente, o Enem é o maior concurso no Brasil, pois é a forma de ingresso nas universidades públicas e privadas. Não à toa, Djan afirmou que o nome “redação” se popularizou com a força do Exame. “Redação é um gênero textual que, de modo geral, pede uma tipologia dissertativo-argumentativa. Assim, um texto dissertativo-argumentativo tem como objetivo não apenas expor uma ideia, mas também, defendê-la. O filósofo e pensador russo Mikhail Bakhtin reflete sobre a linguagem e nos aponta que há três aspectos básicos: o tema (conteúdo temático), a estrutura, e o estilo (a forma individual de cada um escrever). Dessa forma, vamos encontrar características muito semelhantes a isso nas redações, já que uma proposta de redação do Enem ou em um concurso propõe um tema que rege o texto a ser escrito e você precisará seguir as regras daquela estrutura argumentativa ao seu estilo de escrever”.

Argumentação é um fator imprescindível para escrever uma boa redação. “Nós argumentamos a todo momento. No texto não será diferente. Diante do tema, deve-se pensar em problemas-chaves (geralmente dois problemas), que devem ser provados e justificados; isso é argumentar”, explicou a professora.

De acordo com Djan Alves, existe a possibilidade de zerar o texto dissertativo-argumentativo nas provas e concursos, já que há exigências preestabelecidas ainda no edital, como o número mínimo de linhas. “Você não pode escrever menos que o mínimo de linhas, não pode dispensar os problemas-chaves e não pode deixar de prová-los ou até mesmo sair do eixo temático, ou seja, não pode ter fuga ao tema”, salientou.

É importante que o estudante atente às dicas de como não zerar a prova, como também ao tempo para escrever um texto de qualidade sem pressa. Para isso, o toque é o de praxe: praticar. “Durante o ano tem que fazer o planejamento textual, porque não existe texto argumentativo sem planejamento. Fica parecendo que ele [o planejamento] vai atrasar ou fazer o tempo se estender, mas se você se acostumar a planejar seu texto, a organização textual pode ser feita em cinco minutos. Quando você pratica isso durante o ano, você consegue otimizar seu tempo no dia da prova, já que aprendeu a pensar de forma argumentativa. É o que vai fazer com que garanta uma boa nota e um bom tempo”, detalhou a professora da UFRPE.

ENEM
A estimativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de 3.109.762 pessoas para a prova neste ano, que é uma das principais maneiras dos jovens entrarem numa universidade pública e até particular. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado em dois dias, e as provas são divididas por áreas de ciências da natureza, ciências humanas, matemática, linguagens e códigos, que é a mais aguardada pelos estudantes. Eles têm cinco horas e meia para fazer uma prova de 90 questões mais a redação. Ou seja, é muita coisa para pouco tempo e é preciso estar atento a isto.

A aplicação do Enem deve acontecer nos dias 21 e 28 de novembro, às 13h30 em todo o Brasil. No primeiro dia, o término da prova é às 19h. No segundo, às 18h30. Também é necessário levar alguns itens obrigatórios para entrar no prédio que será realizada a prova na versão impressa ou digital, como caneta preta feita com material transparente, documento de identidade com foto, número de inscrição e senha, além máscara de proteção facial.