Noronha ganha dessalinizador de água do mar Também foram entregues a adutora da nova captação da Praia do Boldró e um reservatório com capacidade para armazenar um milhão de litros

Publicação: 21/10/2021 03:00

O Governo de Pernambuco inaugurou, ontem, o novo dessalinizador de água do mar em Fernando de Noronha. De acordo com a gestão, o sistema opera com dois módulos responsáveis pela produção de 20 litros de água potável por segundo e o incremento para o abastecimento permite a eliminação do rodízio em 30% na ilha, além de redução do regime de distribuição em outras áreas, que passam a receber água no esquema de um por três, a partir do mês de novembro.

Além do novo dessalinizador, foram entregues a adutora da nova captação de água da Praia do Boldró e um reservatório para água do mar com capacidade de armazenamento de um milhão de litros. Os investimentos, que fazem parte do Plano Retomada, somam R$ 22 milhões. “Vamos ter todo um processo nos próximos 60 dias e tudo já vai estar funcionando em sua plenitude. Em breve, Fernando de Noronha vai estar livre de qualquer tipo de racionamento, com um abastecimento de água diário, regular e com água de qualidade”, disse o governador Paulo Câmara (PSB).

Conforme o governo, com a entrega do novo equipamento, a água dessalinizada passa a corresponder a 70% do abastecimento em Noronha, que será complementado com a captação da água do Açude do Xaréu, tratada na Estação de Tratamento de Água da Compesa, e também por poços artesianos. O sistema é composto por equipamentos específicos de pré-tratamento com filtração, que proporciona segurança microbiológica, automação inteligente e controle à distância por rede de comunicação, tornando possível transformar água do mar em água potável. Os sistemas funcionam em skids, equipamentos de rápida configuração.

Sustentabilidade

Câmara acompanhou o início das obras do Laboratório VADELATA Pelo Planeta, o primeiro laboratório de economia circular do país, e que é resultado da parceria entre a administração da ilha e a Ball Coorporation. O espaço vai centralizar a coleta das latas de alumínio em Fernando de Noronha “a partir de um modelo totalmente sustentável”, realizando o pré-processamento das latas, que serão enviadas para um centro de reciclagem em São Paulo.

O espaço também abrigará projetos sociais e educacionais para a comunidade. A previsão é que seja inaugurado no primeiro semestre de 2022, com capacidade de reciclar cerca de 50 toneladas de alumínio no primeiro ano pós-pandemia. Também deu-se início ao projeto do novo Plano de Gestão Sustentável Integrada (PGSI) para a área de proteção ambiental do arquipélago.

Educação

O governo do estado também inaugurou o novo parque infantil da creche Bem-Me-Quer, que visa promover o desenvolvimento motor, sensorial e cognitivo de 230 crianças atendidas pela instituição. O projeto foi desenvolvido no conceito de construção sustentável, com madeira certificada e de fácil manutenção. Além disso, foram entregues a biblioteca Cantos de Leitura e o novo Laboratório de Ciências, ambos na EREFEM Arquipélago Fernando de Noronha, que atende 410 alunos do Ensino fundamental I, II, Ensino médio e EJA.

Também foi autorizada pelo governador a licitação para contratação da empresa responsável pelos projetos de drenagem e pavimentação das estradas vicinais de Noronha. Foram entregues termos de permissão de uso para duas famílias locais, simbolizando os 152 terrenos que já foram entregues pela Política Habitacional Distrital.