Recife anuncia que vacinou mais de 1 mi De 1.003.759 recifenses que já completaram o ciclo vacinal, pelo menos 60.035 receberam a vacina da Janssen, de aplicação única

Publicação: 28/10/2021 04:40

O Recife anunciou, ontem, que mais de 1 milhão de pessoas estão imunizadas contra Covid-19 no município. Do total de 1.003.759 de recifenses que já completaram o ciclo vacinal, pelo menos 60.035 receberam a vacina da Janssen, que tem aplicação única. De acordo com a Prefeitura, os demais foram imunizados com duas doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.

“Essa é uma marca importante, que nos enche de esperança em relação ao controle da doença na nossa cidade. O número também é reflexo do trabalho sério e comprometido dos profissionais da secretaria de Saúde, que estão trabalhando de domingo a domingo, vacinando a população. E, claro, também é resultado da adesão dos recifenses à campanha”, disse a secretária de Saúde da cidade, Luciana Albuquerque.

Desde o dia 19 de janeiro, quando o Plano Recife Vacina foi iniciado, a capital pernambucana adotou a vacinação de domingo a domingo e feriados. “Isso está sendo possível porque o município conta um esquema de vacinação totalmente digital, que permite cadastro e agendamento online, por meio do Conecta Recife. Dessa forma, a capital consegue fazer o uso racional das doses e ter controle sobre a quantidade que é aplicada diariamente e do número de agendamentos, evitando o desperdício, paralisação do serviço e aglomeração nos 26 pontos”, disse em nota a PCR.

Além dos pontos de vacinação fixos, desde agosto a Secretaria de Saúde começou a levar doses das vacinas para dentro das comunidades, “com o objetivo de ampliar o acesso e a cobertura vacinal da campanha contra a Covid-19”.

De acordo com a PCR, os locais são escolhidos a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Durante a ação,  as equipes da Saúde fazem o cadastro das pessoas com 12 anos ou mais e aplicam a dose - tanto de primeira quanto de segunda dose ou dose de reforço - no mesmo dia, sem necessidade de agendamento.

NOVA REMESSA

Mais 33.930 doses de vacinas da Pfizer/BioNTech chegaram a Pernambuco, ontem, para reforçar a campanha de imunização contra a Covid-19. Por volta das 10h, aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre o aviso trazendo a nova remessa dos imunizantes, que serão destinados exclusivamente à complementação do esquema vacinal da população acima dos 18 anos. A aplicação da segunda dose da da Pfizer deve ser realizada 60 dias após a primeira, conforme decisão pactuada com os municípios.

Com esta remessa, Pernambuco totaliza mais de cinco milhões de doses recebidas apenas deste fabricante. As vacinas foram envidas para a sede do PNI-PE, passando pelo processo de conferência de temperatura e separação, para encaminhamento às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). A partir disso, os imunobiológicos ficam disponíveis para retirada.

Desde o início da campanha,  Pernambuco já recebeu 14.614.260 doses, sendo 4.879.420 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.549.920 da Coronavac/Butantan, 5.011.110 da Pfizer/BioNTech e 173.810 da Janssen.