Capitais trocam ideias para decidir carnaval O encontro teve o objetivo de trocar informações sobre indicadores da Covid-19 e construir consensos que ajudem na decisão sobre realização da festa

Publicação: 30/11/2021 06:00

Representantes das gestões do Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Belo Horizonte tiveram encontro virtual ontem à noite para discutir a realidade vivenciada por cada uma delas no avanço da vacinação e no combate à Covid-19. Os aspectos discutidos deverão ser considerados para a realização do carnaval somados às recomendações das autoridades sanitárias. Representando a Prefeitura do Recife nesse primeiro encontro estavam o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos; a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque; e o secretário de Cultura, Ricardo Mello.

Na reunião, de caráter consultivo, foi possível conhecer as diversas realidades vivenciadas pelas cinco capitais. Indicativos como o avanço do esquema vacinal, número de leitos ocupados ou desativados, mortalidade, sazonalidade entre outros aspectos deverão ser considerados de forma conjunta em busca de consenso que norteie decisões futuras sobre os festejos de Momo. Outros encontros de caráter técnico deverão acontecer nas próximas semanas.

“Hoje (ontem) foi possível compartilhar informações e trocar experiências naquilo que cada cidade tem feito para avaliar a possibilidade de realizar carnaval ou não. É preciso projetar os indicadores e possíveis cenários. Mas, a palavra que balizará toda e qualquer decisão é cautela. De toda maneira, a gente ressalta que nesse momento é muito importante que todo mundo continue buscando a vacina, porque a cobertura vacinal, independente da decisão que seja tomada, é muito importante para que a gente consiga conter a pandemia”, declarou o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital, Felipe Matos.

Para ilustrar a discussão, a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, fez apresentação técnica sobre o contexto atual da pandemia da Covid-19. A gestora fez um paralelo entre os países com aumento de casos, os que têm a nova variante detectada e sobre como se comporta a Síndrome Respiratória Aguda Grave nas cinco regiões do Brasil. “A cobertura vacinal da população acima de 12 anos é de 67% e nossos dados apontam que em janeiro podemos chegar a 90% da nossa população vacinada com duas doses”, pontuou. “Vivemos hoje um momento de flexibilização das regras de convivência. Mas precisamos insistir que a vacinação é o caminho mais eficaz para conter a pandemia”, completa a secretária.