VISITAS » Doutores da Alegria voltam a atuar presencialmente

Publicação: 30/11/2021 03:00

Desde março de 2020 quando a pandemia alterou o cotidiano de todo planeta, os palhaços dos Doutores da Alegria deixaram presencialmente as alas pediátricas dos hospitais públicos. No Recife, a retomada das visitas presenciais aos hospitais começou em outubro e, neste mês, em novembro, todos os quatro hospitais atendidos já estão recebendo uma dupla de artistas duas vezes por semana. São eles: Hospital Barão de Lucena, Hospital da Restauração, Hospital Universitário Oswaldo Cruz e Procape, e Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip).

A volta aos hospitais foi possível graças ao avanço da vacinação, especialmente à finalização do ciclo de vacinação dos artistas com as duas doses, e à diminuição do número de casos e óbitos registrados em decorrência da doença. A entrada nos hospitais sempre demandou protocolos de segurança, mas a Covid-19 intensificou os cuidados.

“Contamos com o suporte das direções e equipes médicas dos hospitais para entender como deveríamos agir e quais alas dentro dos hospitais nós iríamos visitar”, explica Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria. Com relação aos protocolos, a principal mudança é a utilização obrigatória da máscara. Agora, os narizes de palhaços são colocados por cima da máscara de proteção.