Festa do Morro começa com mais celebrações No dia 8 de dezembro, data dedicada à Imaculada Conceição, as tradicionais Santas Missas celebradas a cada duas horas estão de volta à programação

Publicação: 27/11/2021 07:45

Com o tema: Aos pés da Imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos, e lema: Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã, minha mãe, a Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro 2021 tem início neste domingo, 28 de novembro, e pela primeira vez uma carreata vai conduzir a Bandeira da Festa. A concentração vai acontecer no Parque Urbano da Macaxeira, Zona Norte do Recife, às 17h, e saída prevista às 18h, com o carro andor e um trio elétrico.

O trajeto vai seguir pela Avenida Norte até a altura do Sesc Casa Amarela, local de onde a carreata irá retornar até a altura do largo Dom Luiz. Apenas o carro com a Bandeira da Festa irá subir a rua Itacoatiara, via de subida dos veículos, até a praça do Morro da Conceição. Os demais carros vão ser aspergidos com água benta pelos padres que estarão na avenida Norte, em frente ao largo.

Logo após a chegada da carreata, a Bandeira da Festa vai ser erguida no mastro em frente a torre da Igreja, dando sequência com a Solene Celebração de Abertura da 117ª Festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro que vai ser presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antonio, a partir das 19h30. A cerimônia vai acontecer dentro do Santuário do Morro da Conceição.

A partir da próxima segunda-feira até 7 de dezembro vão ser realizados diariamente oito momentos celebrativos dentro do Santuário: Santas Missas às 6h, 8h, 12h e 16h, Novenas, às 10h e 14h, momento mariano, às 18h e Novena Solene, às 19h30. A tradicional celebração com os militares do Exército Brasileiro retorna à programação na segunda-feira. A celebração terá a presidência do Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando José Monteiro Guimarães.

No dia 8 de dezembro, data dedicada a Imaculada Conceição, as tradicionais Santas Missas a cada duas horas voltam à programação. No palco montado na praça em frente a torre da Igreja as celebrações têm início à 0h, seguindo às 2h, 4h, 6h, 8h, 10h, 12h e 14h. Dentro do Santuário a primeira Santa Missa vai ser celebrada à 1h, e as demais às 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h e 15h.

A Solene Celebração de Encerramento, com a presidência do Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, vai ser celebrada às 19h30, após a chegada da carreata que irá trazer a imagem vinda da Prefeitura do Recife.

A presença dos fiéis será de 800 pessoas por celebração, dispostas em 480 lugares nos bancos da Igreja e 320 nas cadeiras em torno do Santuário. Voluntários e profissionais de segurança vão estar dispostos nas principais entradas para o controle e direcionamento das pessoas.

Os devotos que querem acender as velas irão entregá-las a voluntários capacitados para a higienização segura do objeto e posterior acendimento. Como opção, os fiéis vão poder doar as velas para a Igreja. Cerca de 840 voluntários, além dos paroquianos do Santuário foram capacitados.Essas informações estão de acordo com as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento e higienização das mãos.

As celebrações vão contar com a transmissão na íntegra pelo canal do youtube do Santuário do Morro da Conceição, além da TV Pai Eterno (canal aberto 49 Recife) nos dias 6 a 8 e da Rádio Olinda 105,3 FM.

Programação

Novenas Solenes e entradas para o Santuário


29/11  Segunda-feira - 1º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a sentir e escutar o clamor do teu povo.

30.11 Terça-feira - 2º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a ver os feridos e abandonados.

1/12 Quarta-feira - 3º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a ter um coração aberto ao mundo inteiro

2/12 Quinta-feira - 4º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a construir uma política a serviço do bem comum.

3/12 Sexta-feira - 5º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a ser homens e mulheres de diálogo

4/12 Sábado - 6º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a construir a Amizade Social.

5/12 Domingo - 7º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a viver a Cultura do Encontro.

6/12 Segunda-feira - 8º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Ajuda-nos a recomeçar a partir da verdade, do amor e da paz.

7/12 Terça-feira - 9º dia da novena
Tema: Ó Imaculada Conceição! Que as religiões sejam construtoras da fraternidade e da justiça social.

Acesso ao Santuário: parte interna da Igreja, área externa (Torre) e lojas: duas entradas frontais.

Saída do Santuário: duas saídas laterais próximas ao altar da Igreja.

Acesso a Santa: duas entradas laterais com controle de pessoas para rápida visitação. A saída dessas pessoas irá garantir o acesso de outro grupo de devotos.

Saída da Santa: uma saída posterior (por trás da Santa).