BOLETIM » Fiocruz reitera cuidados nas festas de fim de ano

Publicação: 30/11/2021 06:00

Divulgada na última sexta-feira, a nova edição do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz alerta para a importância de manutenção dos cuidados durante as comemorações de final de ano e das festas de verão. Diante desse cenário, os pesquisadores recomendam cautela e o monitoramento de quaisquer possíveis sinais de recrudescimento da doença. Eles ressaltam também a necessidade de continuar avançando com a vacinação e ainda defendem medidas como a exigência de imunização contra Covid-19 para entrada no Brasil (como recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa), o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e o controle da situação vacinal e a testagem de viajantes no país.

As últimas duas Semanas Epidemiológicas (SE), período de 7 a 20 de novembro, mostram nova queda nos indicadores da transmissão da Covid-19, com fortes oscilações nos estados. Os valores representam a redução do número de casos registrados (-1% ao dia) e do número de óbitos (-1,2% ao dia). Houve também uma redução da taxa de letalidade, que vinha se mantendo em patamares em torno de 3%, para um valor mais próximo aos padrões internacionais, de 2,3%.

Apesar da queda dos indicadores, os cientistas do Observatório, responsáveis pelo boletim, destacam que é fundamental manter o uso de máscara em ambientes abertos com aglomeração, ambientes públicos fechados e mesmo privados fechados em circunstâncias que reúnam pessoas que não coabitam, especialmente os indivíduos de grupos vulneráveis.

“É importante reforçar a atenção com os níveis de transmissão devido à proximidade da temporada de festas e férias, quando pode haver decisões relevantes quanto à flexibilização de algumas medidas que, equivocadamente, poderiam estar apoiadas em dados de notificação com atrasos ou sujeitos a represamento e/ou não disponibilizados de modo oportuno”, afirmam os pesquisadores no boletim. “Os dados são fundamentais para que o país possa estar preparado para identificar rápida e precisamente quaisquer possíveis surtos locais ou mesmo o retorno de altas taxas de transmissão da doença”.