DP+SOCIAL » Instituto de Cegos do Recife planeja retomada Volta ao modelo presencial das aulas e atividades gratuitas é de grande importância para quem depende da entidade. Retorno está previsto para 2022

Thiago Herminio
Especial para o Diario

Publicação: 30/11/2021 03:00

Habilitar, reabilitar e dar todo o apoio psicossocial para pessoas cegas ou com baixa visão. Assim é como se define a missão do Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ), entidade ligada à Santa Casa da Misericórdia do Recife, mantenedora do local. Para que todos os atendidos possam conquistar seus espaços e viver com liberdade e autonomia, o Instituto oferece, gratuitamente, diversas aulas aulas como: braille, sorobã; informática; música; Orientação e Mobilidade (OM); Atividades da Vida Autônoma (AVA); entre outras.

A gerente de educação e assistência social da Santa Casa da Misericórdia do Recife, Esmeralda Moura, falou sobre as dificuldades causadas pela pandemia ao Instituto - primeiro voltado para cegos da Região Nordeste e o segundo do País - que recebe alunos de várias partes de Pernambuco e até de estados vizinhos. “Em 2020, precisamos suspender as atividades presenciais por conta do agravamento da pandemia, mas procuramos dar a assistência necessária por meio de aulas remotas, e garantindo, inclusive, a segurança alimentar daqueles mais vulneráveis”, afirmou.

Atualmente, o IAPQ atende cerca de 150 pessoas matriculadas, entre adultos, crianças e jovens, apesar de ter capacidade para atender mais. Para isso, conta com 30 funcionários, dos quais 27 são colaboradores contratados pela Santa Casa e outros três são professores cedidos pela Prefeitura do Recife, além da contribuição de alguns voluntários. Por meio das aulas oferecidas, os alunos têm acesso à informação e adquirem o conhecimento necessário para evolução nos estudos e inserção no mercado de trabalho. Outras atividades estão voltadas ao ensino da locomoção segura pelas ruas e da realização de tarefas básicas do cotidiano, além de práticas esportivas e de lazer.

“É gratificante vê-los passando no vestibular, em concursos públicos e bem-sucedidos em seus empregos, isso mostra como a nossa obra impacta positivamente tantas vidas. Oferecemos, ainda, aulas de música, dança e a prática de esportes voltados para pessoas com deficiência visual”, declarou a gerente.

Retomada
Mesmo com o avanço da vacinação e as medidas preventivas, a retomada das atividades do Instituto está prevista apenas para 2022. O motivo é a necessidade de precauções extras para proteger os alunos, que em muitos casos precisam estar acompanhados por familiares. As principais metas são de expansão das atividades e de algumas estruturas. “Um dos planos para o próximo ano é investir mais no esporte, nos nossos atletas de goalball, futebol de cinco. Precisamos concluir a nossa piscina, a nossa casa-modelo para que possamos contribuir mais com a sociedade na questão da acessibilidade dos estabelecimentos e espaços públicos. São metas que a gente pensa em implantar”, destacou.