PCR cria 500 vagas de Educação Infantil A ampliação de unidades de ensino é um dos eixos do Programa Infância na Creche, com o objetivo de ofertar 7 mil novas vagas até 2024

Publicação: 27/11/2021 07:45

A ampliação da oferta de vagas em creche e o fortalecimento da Educação Infantil é uma das prioridades da atual gestão da Prefeitura do Recife. Através da Secretaria de Educação, o prefeito João Campos anunciou, na sexta-feira (26), a ampliação dessa oferta. Para o ano letivo de 2022, a Rede Municipal de Ensino contará com o reforço de 19 novas salas em creches que já estão em funcionamento. Com investimentos na ordem de R$ 3 milhões, a iniciativa beneficiará 500 estudantes.

“Serão dez creches que serão expandidas e 500 novas vagas geradas. Uma delas é essa que a gente está, que já está em obras. E nesta aqui a gente já anuncia também que vai fazer uma segunda etapa da ampliação. O terreno da Creche Escola Recife Esperança é grande, e por isso a gente já autorizou a fazer uma segunda ampliação, construindo pelo menos mais três salas de aula”, anunciou o prefeito do Recife João Campos (PSB).

“Com esse roteiro, a gente vai conseguir chegar na nossa meta de em quatro anos duplicar o número de vagas em creches. Essa é a marca que a gente precisa pensar, quando a gente fala de creche: expandir. Lógico que fazer a manutenção, cuidar da qualidade da sala de aula, mas poder ter um foco muito grande expansão, porque ainda há um déficit de vaga bastante alto na cidade, com isso a gente celebra o compromisso e em frente no desafio para não perder de vista”, acrescentou o prefeito reafirmando que a duplicação de vagas em creches no Recife foi um compromisso de campanha.

As novas salas estão distribuídas na Creche Escola Ana Rosa de Falcão, no bairro de Santo Amaro; Creche Municipal Dona Carmelita Muniz de Araújo e Creche Municipal Celeste Vidal, na Guabiraba; Creche Municipal Unidos Venceremos, no Alto José do Pinho; Creche Municipal Alcides Tedesco, na Madalena; Creche Escola de Afogados, em Afogados; Creche Municipal Futuro do Amanhã, Creche Municipal Recife 2000 e Creche Escola Recife Esperança, em San Martin; e Creche Municipal do Ibura, no bairro do Ibura.

A ampliação de unidades de ensino é um dos eixos do Programa Infância na Creche, lançado em agosto deste ano, com o objetivo de ofertar 7 mil novas vagas nesta etapa de ensino até o ano de 2024. Hoje, a Rede Municipal de Ensino do Recife conta com 6,5 mil vagas em 86 creches. “Além da demanda que já existe na rede por vagas em creches, a pandemia da Covid-19 gerou grandes impactos na educação, uma das áreas mais afetadas pela crise sanitária, que fez com que a busca por vagas em creche fosse ampliada por crianças que vem de unidades privadas”, pontuou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

Gestora da Creche Escola Recife Esperança há 13 anos, Rosiane Araújo comemorou a expansão.

“Esse momento é um marco porque as comunidades são muito necessitadas, procuram diariamente nossas unidades em busca de vagas. Com essa ação da gestão vamos fazer jus ao nome e dar esperança a essas famílias com vagas para seus filhos. Aqui vamos ampliar 90 vagas, saindo de 131 para 221 vagas”, declarou.