Arco Metropolitano mais perto de sair do papel Anteprojeto do Trecho Norte já tem edital de contratação de engenharia. Propostas serão abertas no fim de fevereiro, quando se iniciam, também, o Sul

Publicação: 25/01/2022 03:00

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra), publicou, no Diário Oficial do Estado, o edital para contratação dos serviços de engenharia consultiva para elaboração de estudos preliminares em nível de anteprojeto, plano de desenvolvimento territorial e de pré-viabilidade técnica, econômica e ambientais para implantação do Arco Viário Metropolitano no Trecho Norte. No mesmo dia, também foi anunciado o processo licitatório para a atualização e elaboração dos estudos complementares e projetos executivos de engenharia do traçado Sul. O valor máximo aceitável em cada iniciativa é, respectivamente, de R$ 3.878.498,56 e R$ 4.007.475,32.

O Trecho Norte do Arco Metropolitano constitui o lote um e contempla o segmento que vai da BR-408, em Paudalho até a BR-101 Norte, em Goiana, com cerca de 50 quilômetros. Já o traçado Sul (lote dois), que possui 45,3 quilômetros de extensão, vai da BR-408, em Paudalho, até a BR-101 sul, no Cabo de Santo Agostinho. Atualmente, a ligação entre a parte norte e parte sul da Região Metropolitana do Recife é feita pela BR-101, atravessando áreas urbanas de seis municípios (Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho), e concentrando, diariamente, o fluxo de 69 linhas de ônibus e de cerca de 75 mil veículos.

A conexão direta de dois importantes polos econômicos é estratégica para a melhoria da infraestrutura logística e para o desenvolvimento econômico e social do estado, incrementando no escoamento da produção local, além de auxiliar no ordenamento da crescente ocupação da Região Metropolitana do Recife.

A abertura das propostas referentes ao Trecho Norte será feita no dia 23 de fevereiro de 2022, às 10h, na sala da Comissão de Licitação da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, no bairro de Santo Amaro, no Recife. No dia seguinte, acontecerá a sessão inicial para o Trecho Sul.