Estado abrirá novos centros de testagem Diante da alta na demanda, estruturas vão funcionar no Dona Lindu e Centro de Convenções. Governo aguarda 1,8 milhão de novos kits

Publicação: 20/01/2022 06:20

Para atender à crescente demanda por exames de Covid-19 em Pernambuco, o governo do estado anunciou ontem que abrirá, nos próximos dias, dois novos centros de testagem. As estruturas funcionarão no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, e no Centro de Convenções, em Olinda. O primeiro deve começar a atender na segunda-feira e o último iniciará as atividades até o fim deste mês. Ambos funcionarão de domingo a domingo, das 8h às 17h, por demanda espontânea.

Para garantir que não faltem exames, o secretário de Saúde André Longo anunciou que a SES-PE está com processo em andamento para aquisição de mais 800 mil testes rápidos de antígeno, que se somarão aos mais de 400 mil já em estoque. Ainda há expectativa do envio de mais de um milhão de testes por parte do Ministério da Saúde.

Ontem, foram registradas filas de até três horas para fazer o exame no Geraldão, cujo funcionamento é administrado pelo governo do estado. Também houve forte demanda no centro de testagem do Parque da Macaxeira, gerido pela Prefeitura do Recife.

De acordo com André Longo, esses novos pontos auxiliarão a população na prevenção do contágio. “A testagem, principalmente com a introdução da variante Ômicron, é fundamental para que possamos rastrear os contatos de casos confirmados de Covid-19, isolando os positivos e contendo, assim, a disseminação do vírus. Os dois novos centros sob gestão estadual vão facilitar o acesso da população pernambucana, pelo SUS, de forma gratuita, ampliando nossa capacidade e reforçando a vigilância do novo coronavírus em nosso território”, explicou Longo. Quem se dirigir aos locais poderá realizar o teste rápido de antígeno e saber o resultado em 20 minutos.  

Para composição das equipes, a SES-PE vai convocar mais profissionais aprovados em concurso e seleções da pasta. O centro de testagem do Dona Lindu funcionará próximo à bilheteria do Teatro Luiz Mendonça, atendendo a demanda de pedestres, com um total de 37 profissionais, entre enfermeiros e técnicos. Já o Centro de Convenções atenderá pedestres e demanda de drive-thru. Nele, atuarão 61 profissionais.

A Secretaria de Saúde do Recife informou que o município também deve abrir novos postos  ainda este mês. Somados, os centros do Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, e do Parque da Macaxeira estão com demanda acima da média, fazendo cerca de mil exames por dia.