HEMOCENTRO RECIFE » Estoque de sangue está crítico e já preocupa Hemope

Publicação: 21/01/2022 03:00

A aceleração das doenças respiratórias no Estado tem impactado negativamente o estoque da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). A queda na reserva de bolsas de sangue do Hemocentro Recife já atingiu os 30% e está crítica para quase todos os tipos sanguíneos, com exceção do AB (-). Diante do atual cenário, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) reforça os apelos que a Fundação Hemope tem feito.

“Para se ter uma ideia, o Hemope costumava receber cerca de 350, 400 pessoas por dia. Hoje a média é de no máximo 200 candidatos”, afirmou a diretora de Hemoterapia do hemocentro Recife, Anna Fausta.

Para doar sangue, o candidato deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos. Para aqueles com 69 ou mais, é necessário que tenha começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Já menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável legal. O pré-doador também deve pesar mais de 50 quilos, ter dormido 6 horas e ter se alimentado antes.

É necessário levar um documento original com foto, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho). Só será permitida a entrada no Hemope mediante apresentação do comprovante de vacinação completa contra a Covid-19.