Governo reconhece momento e pede empenho da sociedade

Publicação: 14/01/2022 03:00

Por nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou que Pernambuco tem aceleração nos registros de casos de síndrome respiratória aguda grave, provocada principalmente pela epidemia de Influenza A H3N2, mas também pela introdução da variante Ômicron da Covid-19. Este cenário vem impactando no aumento dos pedidos de internações na rede estadual de saúde e na ocupação dos leitos.

“Ao longo dos últimos 20 dias, o Governo de Pernambuco vem realizando uma intensa mobilização de leitos para garantir a assistência à população. Do dia 24/12 até esta quinta-feira (13/01), foram abertas 559 vagas para casos de Srag, sendo 222 de UTI - o que corresponde à capacidade de pelo menos dois grandes hospitais de campanha. Atualmente, Pernambuco conta com 1.808 leitos (923 de UTI) – a maior rede pública para casos respiratórios entre os estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, acrescenta o comunicado.

O governo afirmou que continua analisando os dados epidemiológicos e trabalhando para minimizar os impactos desta aceleração das doenças respiratórias e salvar vidas. Nos próximos dias, ainda há previsão de abertura de outros 500 leitos, sendo 280 de terapia intensiva.

“No entanto, a SES-PE lembra que para enfrentar o atual cenário epidemiológico também é necessário o apoio de toda a sociedade. Por isso, ratifica a importância de cumprimento dos protocolos vigentes, o reforço na adoção dos cuidados, com o uso de máscara e higienização das mãos, além de evitar as aglomerações. A secretaria ainda reforça a necessidade da vacinação completa contra a Covid-19 – principal forma de evitar o agravamento pela doença”, conclui a nota.