ARBOVIROSES » Nova Descoberta e Ibura recebem mutirão da PCR

Publicação: 22/01/2022 03:00

Os moradores do Ibura, na Zona Sul do Recife, e Nova Descoberta, na Zona Norte, serão beneficiados com o mutirão de arboviroses, nestes sábado e domingo, das 8h às 13h. Agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) da Prefeitura do Recife vão inspecionar, ao todo, mais dois mil imóveis, entre residências e pontos estratégicos, nestes bairros.

Nos dois dias, os profissionais de Vigilância Ambiental farão 500 visitas em cada bairro e, durante as inspeções, será verificada a existência decriadouros do mosquito Aedes aegypti. Além disso, também será feita a eliminação mecânica dos focos e aplicação de larvicida biológico nos depósitos de água.

Nas abordagens, os asaces também farão um trabalho educativo com a população sobre como prevenir as arboviroses mais comuns, como dengue, chikungunya e zika, além de outras doenças. É importante lembrar que os moradores da cidade devem sempre aumentar os cuidados em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências.

Os asaces ainda visitarão 16 locais classificados como Pontos Estratégicos, a exemplo de borracharias e ferros-velhos, que são imóveis com grande potencial de conter criadouros de mosquito dentro da comunidade. Nesses espaços, eles farão eliminação de depósitos que acumulam água, aspirações de alados (mosquitos adultos) e também tratamento químico com inseticida. As áreas escolhidas para as ações foram mapeadas por dados.