Passaporte para o emprego na tecnologia Programa da Prefeitura do Recife e Porto Digital oferta 350 novas vagas nos cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Publicação: 22/01/2022 03:00

A Prefeitura do Recife lançou a segunda edição do Embarque Digital, programa desenvolvido em parceria com o Porto Digital para formar jovens egressos da rede pública na área de tecnologia. Neste primeiro semestre serão ofertadas 350 novas vagas nos cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, 150 oportunidades a mais que na primeira edição.

As inscrições são gratuitas e seguem até 14 de fevereiro, no site www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/embarquedigital ou no aplicativo Conecta Recife. Os interessados poderão concorrer a vagas na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdade Senac e Universidade Tiradentes (Unit). Os principais requisitos são residir no Recife, ter cursado todo o ensino médio na rede pública, ter concluído o ensino médio nos últimos cinco anos e ter prestado o Enem entre 2017 e 2021 ou o Sistema Seriado de Avaliação entre 2017 e 2020. Os candidatos que cursaram o ensino fundamental em escolas públicas terão prioridade.

“O Embarque Digital é um grande programa de formação em nível superior na área de tecnologia para os recifenses. Metade das vagas é para pessoas negras ou pardas e a gente consegue, em dois anos, ter a formação em nível superior e garantir um altíssimo índice de empregabilidade”, disse o prefeito João Campos.

“O estudante vai ter a oportunidade de aprender a teoria e viver a prática da área de tecnologia”, acrescentou.

“O grande objetivo é garantir maior empregabilidade para os nossos jovens, qualificá-los e fortalecer o nosso polo de tecnologia do Recife que hoje tem mais de mil vagas abertas aguardando os jovens que tenham essa qualificação. Então, essa oferta de cursos é muito importante”, comentou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

“O lançamento desse segundo processo de seleção representa a consolidação de um programa que já está mudando vidas. Foram 200 estudantes na primeira turma e agora teremos mais 350 que terão a chance de cursar uma graduação em tecnologia e se conectarem ao mercado do futuro, aquecido, com alto grau de empregabilidade. É uma oportunidade para estes jovens modificarem o futuro não só deles, mas de toda a família”, declarou o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.