"Só Anvisa pode aprovar a Coronavac" Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga esteve no Recife visitando a Fundação Altino Ventura. Ele negou falta de testes para Covid-19

Publicação: 19/01/2022 03:00

Em visita ao Recife, ontem, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi questionado a respeito da aplicação da vacina Coronavac, desenvolvida pelo instituto paulista Butantan, em parceria com a chinesa Sinopharm, em crianças contra Covid-19 e, em resposta, defendeu o trabalho do governo federal na campanha de imunização. “A aprovação depende da Anvisa. A Anvisa a aprovando, o Ministério da Saúde vai analisar, como sempre analisou. É necessário que sejam apresentados os dados científicos, as pesquisas que são realizadas com esse e qualquer outro tipo de imunizantes. Quem acompanha sabe que a campanha de imunização no Brasil é uma das mais bem- sucedidas do mundo. Então vamos avançar e olhar para frente, pensando num futuro melhor para o Brasil, sem pandemia”, respondeu.

Em conversa com jornalistas, Queiroga ainda criticou o que chama de “narrativa de falta de testes”. “Interessante que essa coisa de dizer que estão faltando testes no país vem logo depois de o governo defender o autoteste, que ainda precisa ser autorizado pela Anvisa” disse. Até o momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi contrária, até o momento, ao autoteste, vendido em farmácias, mas o modelo é usado em muitos outros países avançados. Vários estados já declararam terem testes para poucos dias a mais (situação que também preocupa o setor de laboratórios privados), embora a Fiocruz tenha declarado que pode fabricar milhares rapidamente, bastando, para isso, ser acionada.

HOMENAGEM
Queiroga esteve na Capital de Pernambuco para visitar s novas instalações da Fundação Altino Ventura (FAV), no bairro da Iputinga. O ministro recebeu também o Prêmio Visão Social 2021, reconhecimento a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham desempenhando contribuição relevante à Fundação para aprimorar seus serviços.

A instituição busca o apoio dos governos Federal, Estadual e Municipal para conseguir um investimento estimado em R$ 20 milhões para equipar o novo centro oftalmológico do grupo, inaugurado em 2021. “Esse dinheiro vai fazer com que a instituição possa atingir o número de 70 mil pacientes por mês, com quatro mil cirurgias. A presença do ministro escreve mais uma página na história da fundação”, disse Marcelo Ventura, sócio-fundador do grupo.

Marcelo Queiroga ressaltou a parceria entre o Ministério da Saúde e a Fundação Altino Ventura ao longo dos anos e que auxiliará a instituição. “O Ministério da Saúde sempre tem apoiado a Fundação Altino Ventura não só com os recursos programáticos do ministério, mas através do esforço dos parlamentares do estado, emendas individuais, relatoria. Um esforço em conjunto”, disse.