TestaPE em Jaboatão no sábado e domingo

Publicação: 22/01/2022 03:00

O Programa TestaPE vai atuar em Jaboatão dos Guararapes nestes sábado e domingo. A iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) disponibilizará mil testes rápidos para estes dois dias, em parceria com a empresa Consórcio Conorte, que cede um ônibus para funcionar como unidade móvel para o posto de testagem volante.

O ônibus ficará no estacionamento do Hospital Memorial Jaboatao, no bairro de Engenho Velho, localizado na Avenida General Manoel Rabelo, 126. A ação ocorre das 9h às 17h, por demanda espontânea sem a necessidade de agendamento. Serão disponibilizados 500 testes para cada dia. “A ideia é reforçar a vigilância do novo coronavírus e ampliar ao máximo as testagens em diversos pontos para a detecção da Covid-19”, explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES, Patrícia Ismael.

“A parceria com o Conorte vai facilitar o acesso da população à testagem de forma gratuita. Acreditamos que com os pontos itinerantes conseguiremos ajudar a Secretaria a acelerar o número de testagem no Grande Recife, além de criar alternativas aos atuais pontos fixos”, disse Diego Benevides, gerente institucional do Conorte.

Atualmente, o Governo de Pernambuco administra seis centros de testagem, que oferecem exames rápidos de antígeno. No Cefospe, na Boa Vista, os exames são feitos por agendamento no Atende em Casa, de domingo a domingo, das 8h às 17h. Na sede da Secretaria de Educação, na Várzea, pode-se fazer agendamento ou teste por demanda espontânea, de segunda a sexta, das 8h às 17h. No Geraldão, o centro funciona por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 17h. Também há pontos de testagem no TIP, por demanda espontânea, de domingo a domingo, das 8h às 18h; Fusam, na Boa Vista (demanda espontânea, domingo a domingo, 8h às 17h) e Aeroporto, só para passageiros e funcionários, de domingo a domingo, das 8h às 17h.

O governo anunciou a abertura de mais dois novos centros ainda em janeiro, no Parque Dona Lindu, no Recife, e no Centro de Convenções, em Olinda.