Teste de Covid-19 gratuito e sem estresse Novo centro da prefeitura teve movimento tranquilo no primeiro dia. Testagem será feita só por agendamento a partir de segunda-feira

ANDRÉ GUERRA
andre.guerra@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 22/01/2022 03:00

Em parceria com o Sesc, a Prefeitura do Recife abriu dois novos pontos de testagem para Covid-19. Um deles, no Sesc Casa Amarela, começa a funcionar na segunda-feira, mas o de Sesc Santo Amaro, entrou em operação nesta sexta-feira. Com funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 17h, os pontos são fixos e o acesso só pode ser realizado através do agendamento pelo aplicativo Conecta Recife, assim como acontecerá nos outros dois centros de testagem da prefeitura a partir de segunda-feira.

Em Santo Amaro, os testes vão ser realizados no ginásio esportivo do Sesc. Os agendamentos serão sempre disponibilizados a partir das 18h, com marcação para o dia seguinte.

Nesta sexta-feira, no período da tarde, o movimento foi bem mais tranquilo em comparação às enormes filas que vêm se formando em outros locais de exame. Respeitando os protocolos de distanciamento, o espaço interno do ginásio foi separado em cadeiras de espera, mesas de testagem e, do outro lado, outras cadeiras para o aguardo do resultado, que demora em média 10 minutos para sair. São disponibilizados os testes rápidos de antígeno, que detectam a doença ativa, em que a amostra é coletada através de um swab (cotonete) nasal.

A advogada Samara da Silva, de 28 anos, teve interação recente com pessoas contaminadas com a Covid-19 e correu para agendar o teste. “Duas pessoas que trabalham no mesmo escritório que eu testaram positivo, mas até o momento não estou com nenhum sintoma. De qualquer modo, vim fazer o teste para garantir. O atendimento foi rápido e nesse horário de fim de tarde tem menos gente. Estou esperando há uns cinco minutos e daqui a pouco chega minha vez”, disse. Após o aguardo, Samara recebeu seu teste, com resultado negativo.

Já o contador Felipe da Fonseca, de 51 anos, apresentou sintomas leves na quinta-feira (20) e tomou as precauções de isolamento. “Comecei a sentir o corpo mole, dor de garganta e também um pouco de calafrios. Assim que cheguei em casa do trabalho fui logo me isolando e marcando o teste para hoje (sexta-feira). Aguardei poucos minutinhos e, infelizmente, deu positivo, mas vou seguir tanto o isolamento quanto os cuidados necessários a partir de agora”, afirmou.

A esposa de Felipe, Eliane Lins, de 55 anos, também foi fazer o teste, que deu negativo.

Só neste começo de 2022, a Secretaria de Saúde do Recife realizou mais de 26,5 mil testes rápidos, com unidades de testagem também no Parque da Macaxeira e no Compaz Ariano Suassuna, das 9h às 16h.

RMR
A Prefeitura de Paulista montou uma força-tarefa para a realização de testes para Covid-19 com o estoque remanescente do município, em virtude da alta procura. A testagem será realizada exclusivamente nestes sábado e domingo, das 10h às 16h, no Parque das Paineiras e no Centro de Análises Médicas do Paulista. Haverá 800 kits para os dois dias (sábado e domingo), sendo 200 por dia em cada local.

Já Camaragibe vai realizar a testagem sem agendamento no Privê Vermont, neste final de semana. Serão 300 exames no sábado e 300 no domingo.