Vacinação infantil acelera a partir de hoje Estado liberou CoronaVac para crianças de 6 a 11 anos, exceto imunossuprimidos, e o uso da Pfizer em toda a faixa de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidade

Publicação: 25/01/2022 05:45

O Governo de Pernambuco anunciou duas medidas voltadas para acelerar a vacinação infantil contra a Covid-19. O estado autorizou o início da imunização das crianças de 6 a 11 anos com a vacina da CoronaVac/Butantan, que foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e incorporada pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Operacionalização. Também foi permitida aos municípios a imunização de todas as crianças de 5 a 11 anos, sem comorbidades, com a dose da Pfizer.

O uso da CoronaVac foi aprovado pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação na manhã de ontem e pactuado com os gestores municipais em reunião da Comissão Intergestores Bipartite à tarde. Ficou definido que as prefeituras que têm estoque do imunizante já podem iniciar a vacinação, enquanto o estado aguarda envio de novas doses pelo governo federal.

Segundo levantamento do Programa Estadual de Imunização (PEI-PE), os municípios pernambucanos têm, em estoque, 360 mil doses da Coronavac – tanto para primeiras como para segundas aplicações. “Os municípios devem avançar na imunização das crianças com seus estoques de CoronaVac, resguardando sempre as segundas doses dos munícipes que já estão com a vacinação agendada”, pontuou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

A apresentação da CoronaVac é a mesma tanto para os adultos como para as crianças e o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose é de 28 dias. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) já enviou para as cidades uma nota técnica com todas as informações de manuseio e aplicação do imunizante no público infantil. “Os municípios devem ficar atentos às especificidades das vacinas pediátricas, elaborando estratégias para evitar erros vacinais nesse público”, alertou a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

De acordo com a pactuação, poderão receber a CoronaVac as crianças de 6 a 11 anos, exceto as imunossuprimidas. Essas devem receber apenas a Pfizer, assim como as crianças com idade de 5 anos, que tenham ou não comorbidades. “O objetivo é dar mais celeridade à vacinação das crianças nos próximos dias”, pontuou Longo.

A SES reforça que a vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos exige um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais do calendário de imunização do público infantil.

O governo ainda não publicou um balanço estadual da cobertura nas crianças, mas dados da Prefeitura do Recife indicam aplicação de 1.672 doses na primeira semana, o equivalente a apenas 1.05% do público-alvo de 5 a 11 anos na capital.

Números
  • 1.234 casos da Covid-19 foram registrados ontem no estado

  • 669.804 desde o começo da pandemia

  • 4 novos óbitos, ocorridos entre 26/11/2020 e 21/01/2022 foram confirmados laboratorialmente

  • 20.590 mortes desde março de 2020