Chuvas fortes devem continuar em PE, neste fim de semana Apac, Inmet, Codecipe e Defesa Civil Nacional concordam que há grande chance de novos temporais no estado

Publicação: 27/05/2022 05:50

Embora tenha chovido menos, ontem, a previsão meteorológica para Pernambuco ainda exige atenção. É o que afirmou, nessa quinta-feira, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que prevê chuvas fortes, a partir de amanhã até o domingo. Deve chover, segundo o órgão de pesquisa, pelo menos metade do volume de precipitações que desabou sobre a Região Metropolitana do Recife (RMR) nos últimos dias. A capital, para se ter uma ideia, recebeu quase 200 mm (em alguns pontos até mais que isso), 80% do esperado para todo o mês de maio. Olinda foi ainda pior: não só teve quase a mesma quantidade de temporais, como houve quatro mortes no município, e 20 deslizamentos de barreiras.

Em todo o estado, são quase 700 desabrigados e 300 desalojados, de acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). A Defesa Civil Nacional corrobora com o perigo e emitiu alerta para o risco de chuvas intensas no litoral do Nordeste até o final desta semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas serão os mais afetados. “Diante da previsão de grande acumulado de chuvas, o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad) já entrou em contato com as defesas civis estaduais e municipais e segue monitorando o cenário”, informou a Defesa Civil. Entre os locais onde pode chover muito estão a Zona da Mata do estado e o Litoral de Pernambuco, incluindo o Grande Recife, já castigado nesta semana.

O que deve provocar as chuvas é o fenômeno conhecido como Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), o mesmo que causou os temporais desta semana. As chuvas, porém, tendem, segundo o Apac, a serem um pouco menos intensas porque não virão com a força da frente fria que atingiu o país nas últimas duas semanas. É esperado algo em torno de 100 mm para todo o fim de semana, na RMR. Como é ondulatório, o fenômeno pode trazer chuvas fortes repentinas seguidas de estiagem com tempo apenas nublado, como deve ser o dia de hoje.

Mesmo assim, as principais prefeituras do Grande Recife mantiveram seus estados de emergência.  A capital abriu, anteontem, antecipadamente, o Abrigo Irmã Dulce, em Santo Amaro, para receber, durante 24 horas do dia, os desabrigados pela chuva, além da população de rua vulnerável. Olinda também reforçou seus abrigos e está distribuindo comida, colchões e realizando cadastramento em programas sociais. São cerca de 190 pessoas necessitadas no município.