CONCESSÃO » Metroviários decidem acabar com estado de greve

Publicação: 27/05/2022 05:50

Em assembleia geral realizada ontem à noite, na Estação Central do Metrô do Recife, os metroviários decidiram suspender o estado de greve, no qual se encontravam há cerca de um mês, desde que foi noticiado que o Governo de Pernambuco pretendia estadualizar o sistema, hoje nas mãos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), da União. A ideia era, ainda este ano, passar o metrô do Grande Recife para as mãos da iniciativa privada, em uma concessão que poderia chegar a 30 anos, mas houve mudanças.

De acordo com o sindicato da categoria no estado, o Sindmetro-PE, a decisão de ontem se deu após um encontro entre representantes dos metroviários e o governador Paulo Câmara. O mandatário teria se comprometido a não privatizar o modal, mesmo que tenha partido de Pernambuco o pedido para que o Ministério da Economia começasse, ainda no ano passado, um estudo nesse sentido. O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, falou em “relação de confiança”, mas disse que a categoria continuará “vigilante”.

Ele também criticou o governo federal. O Sindmetro-PE quer que o a União repasse mais recursos ao sistema, permitindo, além da melhora do transporte, o barateamento dos bilhetes. O fato, porém, é que o metrô do Recife está sucateado. Só neste ano, o sistema parou pelo menos por quatro vezes, geralmente por problemas elétricos, prejudicando seus mais de 400 mil usuários por dia. Uma audiência com os metroviários está marcada para o dia 22 de junho, na Câmara dos Vereadores da capital.