QUEDA DO FORRO » MPPE pede detalhes ao HR

Publicação: 18/05/2022 03:00

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu, ontem, um ofício à diretoria do Hospital da Restauração, requerendo cópia do parecer técnico sobre o risco de novos desabamentos no setor laranja da unidade, além de informações sobre a realização de manutenção predial corretiva e preventiva na unidade hospitalar, com a remessa do respectivo protocolo que comprove a existência de rotinas com essa finalidade. O prazo é de dez dias. O MPPE investiga as causas da queda do forro de gesso em uma ala de pacientes com trauma, no dia 2 deste mês.

Foram pedidas informações sobre a realização de inspeções periódicas na unidade pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Pernambuco, bem como a existência de atestado de regularidade do imóvel, emitido pela corporação.

À direção do HR ainda foi solicitado informar sobre as providências adotadas pela Secretaria Estadual de Saúde após o incidente ocorrido no início do mês, com o repasse de recursos para realização de serviços urgentes no imóvel hospitalar, com a indicação do montante e as obras previstas; bem como informar sobre o plano de investimento da SES no HR, na ordem de R$ 24 milhões, abarcando a aquisição de equipamentos e a reforma da estrutura interna e externa da unidade, noticiado na audiência do dia 12 de maio.

Uma inspeção foi realizada, no dia 4 de maio, no setor de trauma da unidade de saúde, pela promotora de Justiça Eleonora Marise Silva Rodrigues e as equipes de médicos e de engenheiros do MPPE. No dia 12 de maio, foi realizada uma audiência com o objetivo de apurar a grave situação de superlotação das unidades da rede estadual de saúde, em especial o Hospital da Restauração, bem como as providências adotadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) para abertura de leitos de retaguarda em número e complexidade adequados na Rede SUS-PE.

A Secretaria de Saúde deve encaminhar aos promotores documentação referente a não utilização dos 50 leitos do IMIP que serviam de retaguarda em neurologia para o HR antes da pandemia da Covid-19, indicando a destinação de tais leitos; documentação formal a respeito do processo de incorporação do Hospital Alfa Boa Viagem à rede estadual de saúde.