Unindo forças contra a violência sexual Passeata online traz relevância ao tema, no Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infantil. Recife fará parte

Juliane Marinho
local@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 18/05/2022 03:00

Com o objetivo de tirar a violência sexual da invisibilidade, promover debate e lutar por políticas públicas de enfrentamento, acontece hoje o evento #AGORAVOCESABE, realizado pelo Instituto Liberta, que luta no combate deste crime. Nesta quarta é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, O encontro será uma passeata digital, onde pessoas a partir de 18 anos podem participar ao gravar e enviar um vídeo com fala: “Eu fui vítima. Agora você sabe”. O intuito não são os relatos pessoais, mas a união e a força ao coletivo em prol desta causa.

Quatro meninas foram estupradas por hora no Brasil, em 2020; 60,6% de todos os estupros registrados foram contra menores de 13 anos. Apenas 35% dos estupros são denunciados. Os dados são Fórum Brasileiro de Segurança Pública e divulgados pelo Instituto Liberta. A diretora-presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer, ressaltou que, quando a sociedade se cala, o problema parece não existir. Com isso, não se cobra formas de enfrentá-lo. “Precisamos quebrar o silêncio sobre essa violência, o tabu que causa constrangimento e faz com que a vítima se cale”, afirmou.

Luciana destaca a importância do público que sofreu algum tipo de abuso sexual participar da passeata online e explica os sinais desta violência. “Todas as pessoas maiores de 18 anos que foram vítimas de violência sexual na infância ou na adolescência: receberam carícias, toques nas partes íntimas ou foram submetidas a atos sexuais. Até mesmo sem toque pode haver violência sexual”.

Outros percentuais alarmantes mostram que 86% das violências são praticadas por conhecidos, 67% dos casos acontecem dentro das residências. “Todos podem ajudar falando sobre esse movimento, compartilhando nas suas redes sociais. Queremos ser a última geração que se calou sobre a violência sofrida”, disse Luciana Temer

A manifestação online, que tem início 12h, já conta com milhares participantes que gravaram vídeos quebrando o silêncio. Para se inscrever é preciso entrar no site: www.agoravcsabe.com.br e seguir as instruções para a gravação. “Os novos vídeos estão sendo recebidos e a passeata vai continuar a ser mostrada. Quanto mais gente, mais força para enfrentar”, destacou Luciana.

Outra ação do levante #AGORAVOCESABE, do Instituto Liberta em parceria com o Coletivo Projetação, o Projetemos e o Coletivo Multimanas, será a exibição de projeções em importantes prédios de 20 cidades do Brasil nesta terça-feira, a partir das 20h. A iniciativa visa alertar a sociedade e os governantes sobre a invisibilidade do crime de exploração sexual de crianças e adolescentes e possibilitar as pessoas que sofreram violência sexual quando criança ou adolescente possam falar e ter voz. No Recife, as projeções acontecerão na lateral de um edifício na rua Ulhôa Cintra, 122, no bairro de Santo Antônio.

Informações sobre o Instituto Liberta podem ser obtidas acessando o site www.liberta.org.br ou pela rede social Instagram, @institutoliberta.