Veteranos da Segunda Guerra Mundial são homenageados

Publicação: 21/05/2022 03:00

A solenidade da última quarta-feira (18) também foi palco da quinta edição da Expo Vitória, exposição que celebra o aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial. O evento homenageou dois ex-combatentes, Alberides de Lima Passos, 101 anos, e Severino Gomes de Souza, 97 anos.

Severino Souza era um jovem estudante morador de Natal-RN, quando, em 1942, tomado por um sentimento de patriotismo, voluntariou-se a entrar no conflito. “O Brasil declarou guerra à Alemanha, os estudantes agitaram-se e eu fiz parte de algumas manifestações. Após isso, tomei a ideia de me incorporar ao Exército em novembro de 1942. Precisávamos defender o litoral contra uma possível invasão e também contra a espionagem”, lembrou-se o capitão reformado.

Sobre esse primeiro momento, Souza lembrou-se de um acontecimento que o marcou para sempre. “Presenciei um combate entre um submarino alemão e um avião Catalina americano, em Ponta Negra, Natal. O avião estava desarmado, apenas sobrevoando a costa. De repente, o submarino surgiu e abriu fogo”, disse.

Após ficar dois anos patrulhando o litoral do Nordeste, ele embarcou para a Itália em 1944, como membro da Força Expedicionária Brasileira (FEB), para servir na infantaria.

“Desembarcamos em Nápoles. O primeiro impacto que tive foi ver vários navios naufragados e o Vulcão Vesúvio em erupção.”