73% dos internados atrasaram vacina Três a cada quatro hospitalizados por Covid-19 em Pernambuco estavam com esquema de imunização faltando alguma dose

Publicação: 28/06/2022 03:00

Dos oito pacientes que morreram pela Covid-19 em Pernambuco entre o final de maio e início de junho deste ano, cinco não haviam tomado todas as doses da vacina indicadas para a sua faixa etária. É o que revela novo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado ontem. Já em relação aos 87 pacientes que precisaram ser hospitalizados após infecção pelo novo coronavírus neste mesmo período, 63 (73%) não estavam com a vacinação em dia.

Dos pacientes que evoluíram para óbito, um (12,5%) tinha apenas uma dose da vacina, dois (25%) estavam apenas com o esquema básico (duas doses), três (37,5%) tinham três doses da vacina e apenas dois (25%) tinham as quatro doses. Seis deles estavam na faixa etária acima dos 60 anos, um dos grupos mais suscetíveis para complicações pela doença.

Já entre os hospitalizados, 19 (21,8%) sequer tinham tomado uma dose da vacina contra o novo coronavírus, seis (6,9%) tinham apenas uma dose registrada nos sistemas de informação e 17 (19,5%) tinham apenas o esquema vacinal básico (duas doses). Dos 13 pacientes que tomaram todas as doses necessárias, dez tinham comorbidades associadas. Todos tinham mais de 65 anos.

“Os dados e estudos apontam que, com o tempo, o nível de anticorpos cai após a vacinação. Nos idosos, há, ainda, outra questão que impacta a proteção: a imunossenescência, ou seja, o envelhecimento imunológico do organismo. O levantamento nostra a importância da imunização de reforço e acende o sinal de alerta para aqueles pernambucanos que estão com a vacinação atrasada”, disse a secretária-executiva de Vigilância em Saúde da SES-PE, Patrícia Ismael. Ela ainda lembra que a Secretaria Estadual de Saúde continua recomendando a utilização da máscara pela população em ambientes fechados, especialmente por pessoas com sintomas gripais, mesmo que leves, pacientes imunossuprimidos e idosos.

Importante destacar que, desde a última semana, Pernambuco autorizou e iniciou a aplicação da quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a Covid-10 em pessoas a partir dos 40 anos de idade. Agora, toda a população que tem quatro meses de aplicação da primeira dose de reforço já pode procurar os pontos de vacinação dos municípios para tomar o segundo reforço.

“Os indicadores da Covid-19 estão em alta, o que reforça a necessidade de nos proteger com a vacinação adequada e em tempo oportuno, evitando formas graves e óbitos pela doença. Os municípios devem implementar estratégias que facilitem o acesso da população à imunização, principalmente da quarta dose da vacina”, alerta a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo.

O levantamento também avaliou outros dados relacionados à doença e aos pacientes. Dos hospitalizados, 93,1% apresentavam alguma comorbidade – as doenças cardiovasculares e o diabetes foram as principais. Já 12% dos pacientes eram crianças de até 10 anos. A média de idade foi de 60,4 anos. Do total, 35 eram mulheres e 52 eram homens.

Já entre os óbitos confirmados pela doença, sete tinham 50 anos de idade ou mais. Apenas um paciente estava na faixa etária de 30 a 39 anos. Em relação a comorbidades, sete pacientes tinham doença preexistente confirmada. Do total, cinco pacientes eram do sexo feminino e três do sexo masculino.