JUSTIÇA » Fórum voltará ao horário normal

Publicação: 08/07/2022 03:00

Uma das prioridades da atual gestão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), as ações de revitalização do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano (Fórum do Recife), na Ilha de Joana Bezerra, começam a mostrar seus resultados. Após manutenção e locação de equipamentos para o sistema de climatização, os horários de funcionamento de todas as unidades judiciárias voltarão ao normal a partir do próximo dia 12 de julho, das 7h às 19h.

Desde março, após o provimento número 1/2022 do Conselho da Magistratura do TJPE, com o propósito de evitar o desconforto térmico decorrente de problemas no sistema de refrigeração, o Fórum do Recife vinha funcionando em caráter excepcional: presencialmente apenas na parte da manhã (das 7h às 13h). À tarde (13h às 19h), as atividades estavam sendo prestadas de forma remota.

Desde fevereiro passado, o Fórum vem passando por várias intervenções para aumentar a segurança e o conforto de magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, servidores e da população em geral.

Estão sendo desenvolvidas, por exemplo, ações para reformar a infraestrutura, reparar a fachada e aprimorar o funcionamento de elevadores.

No último dia 1º de junho, por exemplo, o Rodolfo Aureliano começou a colocar em prática novas ações de prevenção e combate a incêndio. A equipe da 3ª Vara de Sucessões da Capital foi a primeira unidade a receber orientações da Assistência Policial e Militar sobre o plano de evacuação em casos de emergência. Brigadistas já vêm sendo treinados pela administração desde os primeiros meses de 2022.

Nos arredores do edifício, banners explicativos que delimitam o espaço das intervenções também informam sobre vários serviços oferecidos pelo TJPE à população, como Ouvidoria, Disque Denúncia contra violência doméstica, Programa de Adoção, apadrinhamento e orientação sobre renegociação de dívidas.

O objetivo é preservar a segurança das pessoas durante as obras e, ao mesmo tempo, mostrar que o Judiciário estadual está à disposição de todos. Diariamente, cerca de 7 mil pessoas circulam pelo maior fórum de Pernambuco e cerca de 1.200 trabalham no local.