COVID-19 » Governo prorroga estado de emergência da pandemia

Publicação: 01/07/2022 05:50

O Governo de Pernambuco publicou um decreto ontem prorrogando o estado de emergência em saúde pública por conta da pandemia até 30 de setembro. A decisão está em vigor desde o mês de março deste ano, quando foi revogado o estado de calamidade e entrou o estado de emergência por conta do coronavírus.

Há dois anos Pernambuco estava em estado de calamidade e a mudança para o estado de emergência significa que a situação está menos grave do que no início da pandemia. Ao todo, foram confirmados 972.784 casos da Covid-19 e 21.861 mortes. O último boletim, divulgado ontem á noite, registou 3.601 novos casos no estado. Tem sido a primeira semana em o que número voltou a quebrar a barreira de três mil casos diários. Até um mês atrás, a média não passava de mil novos testes positivados ao dia.

A ocupação de leitos de UTI, contudo, continua na casa dos 80%, em relação às unidades públicas, o que mostra que a gravidade tem se atenuado com o avanço da vacinação no país e no estado. Pernambuco já aplicou mais de 20 milhões de doses de imunizantes contra o coronavírus. O número de mortes também tem se mantido baixo. Ontem foram registrados seis óbitos por Covid-19 em Pernambuco.

Para o governador Paulo Câmara (PSB), houve “quebras no padrão de redução de casos da Covid-19 e do aumento de circulação de outros vírus respiratórios”. Por conta desse aumento, o estado precisou aumentar a oferta de leitos e serviços médicos. O estado ainda destacou que houve uma defasagem na vacinação, principalmente para os grupos vulneráveis às formas graves da doença.