Instituto Arqueológico celebra 160 anos IAHGP comemora em solenidade, com medalhas para homenageados e escolha de comissão do bicentenário da Confederação do Equador

Publicação: 01/07/2022 03:00

O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) comemora 160 anos de existência, amanhã (2), às 9h, no auditório da Academia Pernambucana de Letras. Na ocasião serão lembrados também os 198 anos da Confederação do Equador. Haverá uma Sessão Magna com posse  de novos associados, entrega de medalhas e apresentação musical. O orador da manhã será o associado efetivo e 2º secretário do Instituto, George Cabral de Souza, historiador que já presidiu o IAHGP em duas ocasiões (2009-2011 e 2017-2019).

“A proposta da comemoração é destacar a força histórico-cultural do estado. Escolhemos a data de 2 de julho para relembrar o passado heroico pernambucano, rememorando o movimento republicano e constitucionalista que ocorreu em nosso estado, em 1824. A Confederação do Equador está inserida no processo de lutas e conflitos políticos e sociais que culminaram com a independência do Brasil”, destaca o orador.

Durante a cerimônia, 10 novos sócios tomam posse e passam a integrar o quadro de associados do IAHGP: o secretário-executivo de Relações Internacionais do Estado, Gilberto de Melo Freyre Neto e o secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Marcelo Canuto Mendes, como sócios beneméritos; o jornalista Ângelo Castelo Branco e o pesquisador Ígor Anderson Cardoso Gonçalves, como sócios efetivos, entre outros.

Além da posse, haverá a entrega de medalhas aos homenageados. O governador Paulo Câmara será condecorado com a Medalha Frei Caneca, em reconhecimento pelos serviços prestados à preservação da história de Pernambuco. Já a Medalha Conde da Boa Vista será concedida ao falecido associado Limério Moreira da Rocha (in memoriam), pesquisador com relevantes publicações sobre a história de Pernambuco e do Ceará, seu estado natal, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao IAHGP. O designer Pedro de Albuquerque Xavier receberá a Medalha Confederação do Equador. Ele é autor do estudo que subsidiou o Projeto de Lei n° 1724/2020, do executivo estadual, que fixou normas técnicas para a reprodução da bandeira de Pernambuco, apoiado pelo IAHGP.

Para a presidente do IAHGP, Margarida Cantarelli, este momento é de valorização da história pernambucan. “O Arqueológico é uma fonte inesgotável de história e cultura, e isso é motivo para celebrar”, disse.

BICENTENÁRIO

Também amanhã, o governo do estado anunciará a comissão estadual para o Bicentenário da Confederação do Equador, movimento revolucionário iniciado em Pernambuco, que eclodiu em 2 de julho de 1824, e defendia o regime republicano no Brasil.