Imip atinge marca de mil transplantes de córneas feitos Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira atende, nessa área da saúde ocular, pacientes de Pernambuco, mas também de outros estados

Publicação: 13/08/2022 05:35

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) atingiu, neste mês, a histórica marca de mil transplantes de córnea realizados. O serviço de transplante de córnea, que funciona desde 2008, atende e beneficia pacientes de Pernambuco e de outros estados do Nordeste. Além disso, conta com um banco de Olhos, criado em 2011 com a missão de captar e distribuir tecido ocular/córneas entre todos os serviços oftalmológicos do estado.

O coordenador do serviço, Guilherme Della Santa destaca a importância do transplante para a melhora na qualidade de vida de tantas pessoas que puderam voltar a enxergar. “Eu me sinto extremamente feliz e honrado de ter participado desse processo, de toda essa história do Imip e de ter contribuído de alguma forma para a mudança de vida dessas pessoas”, acrescenta.

Considerado o maior centro de transplantes do Norte e Nordeste, com a Unidade Geral de Transplantes (UGT), o Imip realiza transplantes de rim, rim-pâncreas, fígado, coração, córnea, medula óssea (TMO), e faz captações de órgãos. Este ano, a unidade já contabilizou um total de mais de 200 procedimentos.

FILANTROPIA
Fundado em 1960 por um grupo de médicos, liderados pelo professor Fernando Figueira, seu mentor, o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira é uma entidade filantrópica, que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Voltado para o atendimento da população carente pernambucana, o Complexo Hospitalar do Imip é reconhecido como uma das estruturas hospitalares mais importantes do País, sendo centro de referência assistencial em diversas especialidades médicas.

Referência também na implantação de serviços, o Imip executa pesquisas e treinamento técnico em recursos humanos da área de saúde para organismos nacionais e internacionais, governamentais e não governamentais. O instituto realiza mais de 600 mil atendimentos anuais em seus serviços.