CRIANÇAS » Vacinação agora sem agendamento no Recife

Publicação: 09/08/2022 06:00

A vacinação infantil dos 4 a 11 anos contra Covid-19 passou a ser realizada sem necessidade de agendamento nas 27 unidades de saúde da Prefeitura do Recife que atendem as crianças a partir dos quatro anos, desde ontem. Para aqueles que ainda quiserem agendar, a marcação continua disponível no site ou aplicativo do Conecta Recife. Nestes locais, a imunização acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A lista completa dos pontos de vacinação pode ser conferida no site recife.pe.gov.br.

A vacinação sem agendamento estendida para todos os locais que atendem o público infantil  chega como uma forma de facilitar a rotina dos pais ou responsáveis dessas crianças. Se trata de uma estratégia que a Secretaria de Saúde do Recife adota para tentar aumentar a cobertura vacinal deste grupo. No Recife, até o momento, foram vacinadas com a primeira dose contra a covid-19 111.154 crianças entre 4 e 11 anos o que representa 61,34% de cobertura vacinal. Desse total, 68.517 (37,81%) já receberam a segunda dose.

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, o esquema vacinal das crianças com quatro anos é feito exclusivamente com a vacina Coronavac, em duas doses, com intervalo de 28 dias, e segue a mesma dose utilizada nos adultos. Já aquelas a partir dos cinco anos também podem receber o imunizante da Pfizer pediátrica, que possui esquema de duas doses, com intervalo de 60 dias, e tem dosagem diferenciada para o público infantil. É importante frisar que as crianças imunossuprimidas também devem ser vacinadas contra a Covid-19 neste momento. Além disso, não há necessidade de intervalo de tempo entre as vacinas contra a Covid-19 e as demais.

Para receber a vacina, é necessário fazer o cadastro das crianças no Conecta Recife, anexando documento oficial da criança, comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança.