Viva a Guararapes com temática musical A quarta edição do evento reunirá, neste domingo, uma mistura de ritmos recifenses. Há ainda polos esportivo, infantil, entre outras atrações

Publicação: 05/08/2022 03:00

Terra de ritmos importantes para a cultura brasileira, como o frevo e o manguebeat, a música será o tema da quarta edição do “Viva a Guararapes”, que ocorre neste domingo (7), na Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio. A festa vai oferecer uma mistura de ritmos, com elementos e sons do brega ao forró, do pagode ao coco de roda, em todos os polos temáticos. A programação é gratuita e vai das 9h às 17h.

A cenografia foi criada especialmente para o dia. Neste domingo, haverá uma “arena da música”, com discos em vinil. No local, haverá uma radiola de ficha com karaokê. Também no espaço haverá local para dançar.

Estão programadas atividades culturais, esportivas, gastronômicas, feira literária, de economia criativa, para pet e espaço geek.

No Polo Sesc, haverá apresentação de passistas e oficina de Frevo. No Palco Esportivo, os interessados vão apreciar a malemolência do Passinho e dançar o verdadeiro coco de roda. Todas as atrações musicais escaladas para o Polo Cultural e Artístico - como o Maracatu Baque Mulher, Forró do Escaletador, Samba Star, Faringes da Paixão e outras - exaltarão ritmos típicos da cidade. O Polo Sebo, na Praça do Sebo, oferecerá contação de histórias infantis com Mari Bigio e Cordel Animado e oficina de musicalização com a Fada Magrinha.

100 ATRAÇÕES

A iniciativa do Viva a Guararapes, da Prefeitura do Recife, foi criada para que a população ocupe os espaços da cidade, possa vivenciar e conviver no centro, admirar as paisagens, monumentos e a arquitetura das edificações da área. No total, mais de 100 atrações para todos os públicos, produtos e serviços estarão disponíveis para quem for neste domingo.

A edição deste fim de semana tem uma importância especial para a organização, após a Unesco ter reconhecido, em novembro passado, o Recife “Cidade Criativa” na categoria Música. Com isso, a capital pernambucana passou a integrar a Rede de Cidades Criativas da unidadeligada às Nações Unidas, formada por 295 locais, em 90 países. E que tem por objetivo favorecer a cooperação e o fortalecimento da criatividade como fator estratégico de desenvolvimento sustentável, nos aspectos econômico, social, cultural ou ambiental.

Em paralelo ao evento e atrações da programação que ocorrerão nos polos, a população pode contar com atividades como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer - que, neste domingo, terá percurso alterado para a Rua Nova e trecho da Avenida Dantas Barreto.  Os agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) fecharão a Avenida Guararapes para o tráfego de ônibus e táxis a partir das 18h de amanhã  (6), quando começará a instalação da infraestrutura do evento.

Assim como nas outras edições, serão oferecidas opções para estacionamentos gratuitos de veículos em endereços vizinhos à Avenida Guararapes, como as ruas do Sol, Cleto Campelo, do Imperador, Ulhôa Sintra, Ubaldo Gomes de Matos, da Palma e Avenida Dantas Barretos, além do terreno do prédio-sede da Prefeitura, que terá serviço de translado gratuito de ida e volta de van gratuito para o endereço. Também há uma Maria Fumaça, com preço popular.