Hospitais da Rede D'Or em Pernambuco entram no ranking de melhores do Brasil Os hospitais incluídos na lista são Esperança Olinda, que lidera o ranking também no Nordeste, Esperança Recife e Memorial São José

ESTÚDIO DP

Publicação: 29/04/2023 05:00

Três hospitais pernambucanos da Rede D’Or, a maior empresa de saúde da América Latina, entraram na lista de melhores hospitais do Brasil em 2023, segundo uma pesquisa realizada pela revista norte-americana Newsweek. O ranking é publicado anualmente e conta com hospitais de 28 países. O objetivo é compartilhar um resultado baseado em informações de reputação e desempenho.

Em Pernambuco, os hospitais incluídos na lista são Esperança Olinda, líder no ranking no Nordeste, Esperança Recife e Memorial São José. No Brasil, estão presentes nomes como o Hospital Vila Nova Star, Einstein e Sírio-Libanês.

A avaliação da revista considera fatores como atendimento, inovação, consistência na excelência, implementação de novas terapias e produção de pesquisas relevantes. Em relação a 2022, os hospitais da Rede D’Or em Pernambuco subiram dez posições, mostrando o compromisso do grupo com a melhoria contínua dos seus serviços.

Líder no Nordeste e em Pernambuco, o Esperança Olinda apresenta o maior volume de atendimentos em emergência entre as unidades da rede no estado. Conta ainda com uma emergência pediátrica, centro médico com profissionais de diversas especialidades, UTI exclusiva para o idoso, programa de cuidado integrado para idosos e para pessoas com doenças cardíacas, além de apartamentos com vista para o mar. Nos indicadores de qualidade, o hospital obteve resultados melhores do que a média da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados), que reúne os 128 melhores hospitais.

Para o diretor médico do Esperança Olinda, Miguel Porto, o reconhecimento é fruto do trabalho das equipes. Nós nos mantemos qualificados com treinamentos contínuos, em constante inovação, sempre buscando oportunidades de melhorias. Assim, entregamos, junto com o melhor acolhimento, as melhores práticas para nossos pacientes”, explica.

O compromisso do hospital com a saúde de seus pacientes é demonstrado através de diversos projetos e entre eles, o Programa Longevidade D’Or, específico para o atendimento ambulatorial e iniciativas voltadas à saúde do idoso. O Esperança Olinda criou toda uma estrutura especializada para o atendimento desse público, desde a presença de um geriatra na emergência até o acompanhamento da enfermeira no pós-alta, ao perceber que um terço dos pacientes de atendimentos mensais eram pacientes idosos. O programa também oferece fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista.

Também em destaque no ranking da Newsweek, o Esperança Recife apresenta um diferencial em sua área de emergência, reconhecida por sua resolutividade, UTIs e o investimento em tecnologia. A unidade também conta com a única emergência exclusiva da região dedicada aos idosos. Em 2022, as UTIs do Esperança Recife receberam o prêmio Top Performer, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Epimed. Esse certificado é dado às UTIs que oferecem o melhor cuidado ao paciente com uso adequado de recursos. Em relação à tecnologia, o Esperança Recife faz parte do parque de cirurgia robótica da Rede D’Or, o maior da América Latina.

Segundo o diretor Cristiano Hecksher, a unidade se destaca pelo atendimento de pacientes graves com velocidade, resolutividade e acolhimento. “A meta é reduzir o tempo de atendimento do paciente na emergência. Também queremos continuar investindo no bem-estar do paciente idoso, na possibilidade de ter as famílias participando do cuidado nas UTIs (UTIs de portas abertas) e manter em zero os retornos não programados”, conta.

Já no Memorial São José, o diferencial do hospital é a estrutura de oncologia pioneira e de referência, com disponibilidade para a área de transplante de medula óssea. Além disso, possui uma nova e ampla emergência e um prédio reformado para o setor de maternidade, com modernos consultórios e laboratórios de exames de imagens. Também oferece uma unidade específica de cuidado do paciente idoso e uma destacada equipe de ortopedia e neurologia.

“Temos uma emergência eficiente com múltiplas especialidades, e somos referência em neurologia e neurocirurgia. A assistência multidisciplinar possui uma interface estruturada, que faz com que os pacientes voltem porque reconhecem a qualidade assistencial e as equipes médicas. O Memorial está crescendo e em breve vai inaugurar uma torre com a primeira bandeira Star do Nordeste e Norte”, finaliza Thalles Melo, diretor do Memorial São José.

Para a Rede D’Or, o reconhecimento divulgado pelos  prêmios  como os da Newsweek, Epimed  e Top Performer é resultado da consistência na busca por inovações dessas unidades do grupo e consequência do compromisso com a qualidade, cuidado, respeito e atendimentos humanizados.

SAIBA MAIS

Quanto menor a taxa, melhor o resultado


Densidade de incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV com VM) em adultos
Anahp                    4,29
Esperança Olinda     1,81

Incidência pacientes adultos com lesão por pressão
Anahp                         1,43
Esperança Olinda          0,13

Densidade de incidência de infecção primária de corrente sanguínea associada a cateter venoso central
Anahp                         1,85
Esperança Olinda          0,25

*Dados referentes a 2022