DP+SOCIAL » Dar qualificação para o futuro de jovens Projeto Múltiplas Funções, do Centro Educacional Dom Bosco Jaboatão, já ajudou na formação de 1,8 mil pessoas, mais de 200 todos os anos

Juliane Marinho

Publicação: 30/08/2023 03:00

O projeto Múltiplas Funções do Centro Educacional Dom Bosco Jaboatão surgiu em 2018, tendo como objetivo a qualificação profissional de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, com foco no desenvolvimento de competências técnicas e socioemocionais, bem como na formação cidadã e de uma cultura de paz. O projeto é mantido por uma parceria entre a Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil e o Instituto Nelson Willians.

A iniciativa social busca possibilitar a superação das desigualdades sociais por meio da formação para o trabalho, do exercício da cidadania crítica e do fortalecimento da autonomia e protagonismo dos jovens. O público atendido pelo projeto é de adolescentes e jovens, entre os 15 e 24 anos de idade, em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou oriundos da rede pública de ensino e que residam em Jaboatão dos Guararapes. “Em busca de equidade social, 75% do total das vagas são destinadas a pessoas declaradas pretas ou pardas. Dessa totalidade, 60% são destinadas a mulheres”, ressaltou a educadora social e coordenadora do projeto, Vanessa Mendes, 33 anos, que atua na ação desde 2018.

Ao todo, 1,8 mil já foram atendidos pela ação. Por ano, são beneficiadas 240 pessoas. “Por meio da inclusão produtiva das juventudes na região, de modo que centenas dos atendidos após a qualificação conquistaram seu primeiro emprego podendo hoje contribuir com a renda familiar e investir no seu futuro”, disse Vanessa.

O projeto aborda atividades e competências através de ciclos de turmas, com duração de cinco meses. Durante esse período, é trabalhada a qualificação profissional em múltiplas funções, como auxiliar administrativo, recepção e vendas, sendo estudada a parte técnica e também teórica sobre direitos e deveres de cidadania ativa. Também se ensinam dinâmicas direcionadas para o autoconhecimento e exercício do protagonismo, workshops e rodas de conversa sobre preparação para o mundo do trabalho e pautas socais, como as relações étnico-raciais e de gênero para construção de pilares como pensamento crítico, empatia e respeito às diferenças.

AJUDA

O voluntariado pode ajudar nas oficinas culturais e socioeducativas, na doação de cestas básicas e materiais de higiene para as famílias dos atendidos, que estão em insegurança alimentar. As empresas, por sua vez, podem solicitar ao projeto os currículos dos jovens qualificados durante as ações. Os interessados podem entrar em contato com a instituição através do perfil da rede no Instagram, o @cedbjaboatao ou pelo site, www.domboscojaboatao.org.br. Quem quiser continuir financeiramente pode fazê-lo através do link upv.org.br/obra/111-centro-educacional-dom-bosco-jaboatao-pe.

Se você participa de uma Organização Não Governamental (ONG) ou conhece projeto social e deseja que a história dessa ação seja contada no DP+Social, sugira através de nosso e-mail: social@diariodepernambuco.com.br.