Núcleo fica à frente de 20 estados do Brasil para a final da ONHB 36 estudantes de 12 equipes da instituição foram classificados para a última etapa de uma das mais disputadas competições do país

Marina Costa
ESTÚDIO DP

Publicação: 05/08/2023 03:00

O Colégio Núcleo conquistou o melhor resultado de Pernambuco ao classificar 36 alunos em 12 equipes para a final da 15ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de São Paulo. O número de grupos finalistas foi superior ao de 19 estados do Brasil e do Distrito Federal. A sétima e última fase da ONHB será realizada presencialmente nos dias 26 e 27 de agosto no campus da Universidade.

“É uma emoção indescritível, uma única escola ficar à frente de estados inteiros do Brasil em uma das mais concorridas Olimpíadas do Conhecimento. E principalmente em uma olimpíada que valoriza autoria, argumentação, protagonismo, pensamento crítico e conhecimento sensível e aplicado. Habilidades do século 21 tão importantes e que fazem parte do dia a dia da nossa escola”, conta Gilton Lyra, diretor da instituição.

A ONHB é uma competição realizada com seis fases online com atividades de leitura, análises, produções autorais, debate e reflexão, e uma última etapa presencial, visando potencializar a aprendizagem nos ambientes digitais e valorizar a autoria e as interações entre alunos e professores. Desde sua criação, em 2009, a competição é executada por equipes compostas por quatro pessoas: três estudantes e o professor orientador da equipe, valorizando o esforço colaborativo.

Nos últimos anos, o Colégio Núcleo quebrou e conquistou novos recordes também nesta olimpíada do conhecimento. Ao total, só nos últimos 5 anos, a escola recebeu 333 premiações na última fase da ONHB, incluindo 18 medalhas de ouro. Em 2022, a instituição se destacou nacionalmente na competição: o Núcleo foi novamente a maior delegação do Brasil na final; o único medalhista de ouro há cinco anos consecutivos; e por receber o maior número de medalhas da ONHB, com 108 medalhistas em 36 equipes.

“A primeira vez que fomos à final presencial na Unicamp/SP, e já com equipe convocada com apoio da universidade por destaque, foi em 2012, 11 anos atrás. E de lá para cá, essas conquistas só se agigantaram”, lembra o diretor do Núcleo. “Nossa escola, hoje, é referência nacional em todas as áreas do conhecimento e nas olimpíadas mais concorridas e organizadas pelas melhores universidades e institutos do mundo. É uma emoção reescrevermos e ressignificarmos a educação em nosso estado, colocando Pernambuco em destaques inéditos no Brasil. Toda comunidade escolar do Núcleo está muito feliz e com aquela sensação de dever cumprido, mais uma vez”, finaliza.

Além da ONHB, a instituição participa e incentiva seus estudantes a participarem de outras olimpíadas escolares.